Agricultura: IAC realiza workshops sobre pós-colheita de frutas e citros

Eventos ocorrem nesta quarta e quinta-feira, dias 29 e 30, em Cordeirópolis

qua, 29/09/2004 - 11h32 | Do Portal do Governo

O IAC (Instituto Agronômico), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza a partir desta quarta-feira, dia 29, em Cordeirópolis, o I Workshop Internacional de Pós-colheita de Frutas e o II Workshop Internacional de Pós-Colheita de Citros. O evento, direcionado a engenheiros agrônomos, técnicos, pesquisadores, produtores e exportadores, objetiva a divulgação de informações atualizadas sobre as novas tecnologias de colheita e pós-colheita, além da transferência de conhecimento sobre os mercados nacional e internacional de frutas e citros.

Segundo os organizadores do evento, os participantes terão acesso a informações importantes sobre a exportação de frutas tropicais para o mercado americano, sobre a consolidação do mercado europeu para frutas brasileiras e as barreiras para exportação de cítricos. Ainda no dia 29, serão debatidos o controle do amadurecimento de frutas, os sistemas de beneficiamento para citros, a biotecnologia aplicada a pós-colheita de frutas e o processamento mínimo de frutas como alternativa de agregação de valor. Para a quinta-feira (30/09), estão programadas as palestras sobre sistemas de beneficiamento e resfriamento para citros, segurança alimentar e critérios de embalagens para os mercados europeu e brasileiro.

Priorizando a troca de informações e experiências, os workshops contarão com a participação de especialistas renomados do setor de melhoria da qualidade dos frutos, além de palestrantes de outros países, contextualizando o agronegócio de frutas e citros em seus mercados de origens. A importância da difusão destas informações pode ser constatada através dos números do setor: em um ano, São Paulo, produz cerca de 340 milhões de caixas de citros, e exporta, aproximadamente, US$1,2 milhão em suco.

O bom desempenho nesse agronegócio requer, além de boa produção, técnicas de conservação e condições adequadas de comercialização dos produtos. Nesse contexto, os aumentos das safras e dos consumos interno e externo tem resultado no crescimento do interesse pela pós-colheita de frutas. Os frutos em geral, e os citros em particular, são produtos perecíveis, que mantêm o processo de maturação mesmo após a colheita, implicando em degradação e perda da qualidade e durabilidade. Porém, grande parte dessas perdas decorre da falta de conhecimento sobre pós-colheita e técnicas adequadas para conservação.

Serviço

Os workshops serão realizados de 29 a 30 de setembro no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Citros “Sylvio Moreira”, em Cordeirópolis.
Informações: (19) 3546-1399 ou www.centrodecitricultura.br