Agricultura: IAC realiza treinamento gratuito de aplicação de agrotóxicos

Desconhecimento sobre aplicação desses produtos prejudica o bolso e a saúde do produtor

seg, 17/03/2003 - 14h24 | Do Portal do Governo

Quando o assunto é agrotóxicos, o maior problema é a falta de conhecimento sobre a tecnologia de aplicação. Em geral, os produtores e aplicadores desconhecem como deve ser aplicado o produto para controlar as pragas, doenças e ervas daninhas. A avaliação é do pesquisador Hamilton Humberto Ramos, do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Para levar conhecimento sobre a tecnologia de aplicação aos agricultores, para que eles possam usar as informações e reduzir o uso de agrotóxicos e também diminuir as perdas desse produto para o ambiente, o Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Engenharia e Automação do IAC irá realizar o Treinamento em Aplicação de Agrotóxicos para Cultura de Porte Baixo. O evento será quinta-feira, 20 de março, das 13 às 18h, em Jundiaí, e é direcionado a produtores e aplicadores de agrotóxicos. A participação é gratuita.

Ao divulgar o conhecimento, outra finalidade é reduzir as perdas na aplicação de agrotóxicos e assim diminuir os custos. ‘Os produtores podem trabalhar o custo de produção com aumento de eficiência, e não aumentando o preço dos produtos’, afirma Ramos.

Segundo o pesquisador, do total de agrotóxico aplicado, de 30 a 50% fica na planta, o restante é perdido. Daí vê-se que o agricultor chega a perder até 70% do produto aplicado. Considerando-se que os gastos com agrotóxicos representam de 15 a 50% dos custos da produção, conclui-se que o desconhecimento do agricultor tem lhe causado um grande prejuízo. ‘Trabalhando com a tecnologia, ele pode ter até 20% de aumento no lucro líquido’, avalia.

O que acontece é o seguinte: sem conhecer a tecnologia de aplicação, o produtor desempenha a atividade da forma que avalia estar certo. O problema é que, segundo levantamento feito em 1998, 80% dos agricultores de São Paulo nunca receberam treinamento e não têm assistência técnica. Eles aprendem a atividade dentro da própria família, sem orientação profissional. Ao investir em agrotóxicos para aumentar a produção, o desconhecimento do agricultor faz dele o principal prejudicado – perde dinheiro e saúde.

Além de pesar no orçamento do homem do campo, a aplicação inadequada prejudica também a saúde do trabalhador, exposto ao contato com o produto. O ambiente é outro prejudicado, pois quando apenas 30% do agrotóxico fica na planta, o restante vai para a natureza. ‘Esse produto que vai para o chão, o ar e o corpo do aplicador onera o custo de produto’, afirma Ramos.

O pesquisador destaca que o principal problema de toda essa situação é o desconhecimento, porque o produtor não tem consciência da importância da tecnologia de aplicação. Indagado sobre a procura dos produtores por esse conhecimento, o pesquisador diz que eles não buscam informações por acreditarem estar certa a maneira como vêm fazendo. ‘No treinamento, nós mostramos que há formas diferentes de fazer a aplicação, mais barata e eficiente’, diz o pesquisador.

Ramos explica que o treinamento é teórico-prático, com atividades no campo que não exigem nem mesmo que o participante saiba ler. Dessa forma, cria-se oportunidade para que os produtores participem do treinamento e levem para suas propriedades um conhecimento que fará grande diferença no bolso do agricultor. No próximo mês, haverá treinamento para aplicação em plantas de porte alto.

Data: Quinta-feira, dia 20 de março de 2003
Horário: 13 às 18 horas
Local: Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Engenharia
e Automação do IAC – Avenida Antonio Pincinatto, 5000 (Rodovia dos
Bandeirantes, saída 59, sentido Capital-Interior e saída 61, sentido
Interior-Capital).
Informações: (11) 4582-8155

(RK)