Agricultura: IAC realiza treinamento gratuito de aplicação de agrotóxicos para produtores

Será realizado nesta quinta-feira, dia 20

qua, 19/03/2003 - 19h21 | Do Portal do Governo

Para orientar os agricultores sobre a tecnologia de aplicação de agrotóxicos o Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Engenharia e Automação do IAC realiza nesta quinta-feira, dia 20, o Treinamento em Aplicação de Agrotóxicos para Cultura de Porte Baixo.

O curso é direcionado a produtores e aplicadores de agrotóxicos e a participação é gratuita com o objetivo de capacitar os profissionais para que possam usar as informações e reduzir o uso de agrotóxicos e também diminuir as perdas desse produto para o ambiente.

Segundo o pesquisador Hamilton Humberto Ramos, do Instituto Agronômico (IAC), do total de agrotóxico aplicado, de 30 a 50% fica na planta, o restante é perdido. Daí vê-se que o agricultor chega a perder até 70% do produto aplicado. Considerando-se que os gastos com agrotóxicos representam de 15 a 50% dos custos da produção, conclui-se que o desconhecimento do agricultor tem lhe causado um grande prejuízo. ‘Trabalhando com a tecnologia, ele pode ter até 20% de aumento no lucro líquido’, avalia Ramos.

O treinamento é teórico-prático, com atividades no campo que não exigem nem mesmo que o participante saiba ler. Dessa forma, cria-se oportunidade para que os produtores participem do treinamento e levem para suas propriedades um conhecimento que fará grande diferença no bolso do agricultor. No próximo mês, haverá treinamento para aplicação em plantas de porte alto.

Data: quinta-feira, dia 20
Horário: das 13 às 18 horas
Local: Local: Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Engenharia e Automação do IAC – Avenida Antonio Pincinatto, 5000 (Rodovia dos Bandeirantes, saída 59, sentido Capital-Interior e saída 61, sentido Interior-Capital).
Telefone: (11) 4582-8155

Carla Gomes da assessoria de Imprensa do IAC
C.A