Agricultura: IAC realiza II Simpósio Internacional de Café

O público terá gratuitamente, a oportunidade de acesso ao conhecimento sobre aspectos fundamentais da cultura e das pesquisas ao mercado

qua, 27/11/2002 - 19h28 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, irá realizar o II Simpósio Internacional de Café IAC-APTA, nos dias 3 e 4 de dezembro, em Campinas. Com sua experiência histórica nas pesquisas em cafeicultura, o IAC seleciona os principais temas do setor e reúne especialistas para trazer informações aos interessados.

O público terá gratuitamente, a oportunidade de acesso ao conhecimento sobre aspectos fundamentais da cultura e das pesquisas ao mercado. No campo dos estudos, o IAC coordena a pesquisa do Genoma Café, no estado de São Paulo.

Durante o Simpósio, a pesquisadora do IAC, Miriam Perez Maluf, apresentará ao público como as seqüências geradas serão aplicadas ao programa de melhoramento do cafeeiro.

Na esfera dos mercados, a cafeicultura mundial enfrenta o problema da grande oferta de café. Para sobreviver em meio ao excesso, que gira em torno de 20% a 30%, é fundamental oferecer um produto competitivo.

Na programação do evento, três palestras terão enfoque nessa necessidade. Uma delas trata do desafio de exportar café com valor agregado. Maior produtor de café, o Brasil ainda o exporta em grão verde, sem acrescentar valor ao produto. Com isso, abastece mercados, como o da Alemanha, maior importador, que industrializa o material, aumenta o preço e gera empregos. Ou seja, o País não exporta somente café, mas manda para fora também inúmeras oportunidades de emprego, ao desconsiderar a agregação.

Para conquistar os mercados, é indispensável oferecer um café de primeira. Um especialista em marketing irá palestrar sobre a competitividade na cafeicultura brasileira num mundo de crise. Nesse cenário da exportação, haverá ainda visão de quem compra o café brasileiro. Um importador italiano falará sobre o produto gerado no Brasil. Os participantes terão ainda informações sobre o universo legal que envolve o mercado de café em palestras sobre a Lei de Proteção de Cultivares e as patentes na agricultura.

Com essa ampla abordagem, o II Simpósio Internacional de Café IAC-APTA, coordenado pelo Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Café ‘Alcides Carvalho, do IAC, interessa a pesquisadores, engenheiros agrônomos, estudantes, professores, cafeicultores, empresários e juristas.


Serviço:

II Simpósio Interacional do Café

Data: 03 e 04/12/2002.

Local: Auditório Otávio Tisselli Filho, Av. Barão de Itapura, 1.481, Bairro Guanabara, 13020-902 Campinas (SP).

Horário: das 8h às 18 horas.

Telefone para contato: (0xx19) 3241-5188 ramais 370 e 344.

Limite de vagas: 200


Programa

03/12/02 – Terça-feira

  • 8h30 – Inscrições.
  • 9h30 – Abertura.
  • 10 horas – Perspectivas de utilização do genoma café.
    Dr. Mirian Perez Maluf – EMBRAPA/IAC

  • 11h30 – Intervalo para almoço.
  • 13h30 – Brasil: desafio em exportar café com valor agregado.
    Dr. Luiz Moricochi – Instituto de Economia Agrícola/APTA

  • 14h45 – Intervalo para café.
  • 15 horas – A visão do importador do café brasileiro.
    Dr. Ernesto Illy – Illycaffè – Trieste, Itália

    04/12/02 – Quarta-feira

  • 8h30 – Lei de proteção de cultivares.
    Dr. Ariete Duarte Folle – SNPC/MAPA

  • 10 horas – Intervalo para café.
  • 10h15 – Patentes na agricultura.
    Dra. Margareth Maia da Rocha – INPI/MIC

  • 12 horas – Intervalo para almoço.
  • 13h30 – A competitividade da cafeicultura brasileira num mundo em crise.
    Dr. Carlos Henrique Jorge Brando