Agricultura: IAC realiza evento sobre uso agrícola de biossólido

O evento será em Ubatuba, dias 26 e 27 de setembro e a participação é gratuita

ter, 24/09/2002 - 18h42 | Do Portal do Governo

O emprego do lodo de esgoto (biossólido) na agricultura é uma alternativa para a reciclagem desse material. Além de beneficiar o ambiente, contribui para o sucesso de algumas culturas.

Para apresentar e discutir a viabilidade da reciclagem do biossólido no solo agrícola, o Instituto Agronômico (IAC-APTA), irá realizar a Reunião Técnica sobre o Uso Agrícola de Biossólido no Litoral Paulista. O evento será em Ubatuba, dias 26 e 27 de setembro de 2002 e a participação é gratuita.

Durante a Reunião será dada atenção especial para as culturas da banana e pupunha, por serem as de maior potencial para o litoral paulista. O público alvo é composto de agricultores e interessados na utilização do biossólido na agricultura.

Esse trabalho com utilização de lodo na agricultura teve início no Instituto Agronômico nos anos 80. Segundo o esquisador do IAC, Ronaldo S. Berton, o resultado dessa técnica é a melhoria da fertilidade do solo. ‘Melhora bastante porque o biossólido é rico em nitrogênio e fósforo, que resulta em melhor nutrição para a planta e, portanto, ela se desenvolve melhor’, explica. Com isso, a produção se dá em menor tempo e antecipa-se a colheita.

De acordo com Berton, o nitrogênio e o fósforo substituem em 100% o adubo químico nitrogenado ? fosfotado. Além desse benefício para a cultura, em caráter de produtividade e de economia, há também a vantagem em termos de sustentabilidade ambiental.

O município deixa de ocupar espaço em seus aterros, já que é dado outro destino para o lodo. No caso de Ubatuba, são geradas cerca de 20 toneladas de lodo diariamente.

Essa técnica contribui para aumentar a vida útil dos aterros sanitários. Portanto, é uma boa alternativa para o município, os agricultores e o meio.

O IAC pesquisa essa técnica aplicada ao cultivo de café, banana e pupunha. Em Ubatuba, o trabalho começou em junho de 2001 na plantação de pupunha, que apresentou resultado bem superior à planta sem biossólido.

Data: 26 e 27 de setembro.
Local: Hotel Cassino Sol e Vida – fone (12) 442-0188.
Informações: (19) 3231-5422, r. 159 e 180 ou pelo site www.iac.br.