Agricultura: IAC realiza evento sobre adubos verdes e utilidades da mata

Instituto Agronômico é vinculado à Secretaria da Agricultura

qua, 13/03/2002 - 19h27 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC-Apta) realiza no próximo dia 18, em Botucatu, o ‘Dia de Campo de Manejo de Adubos Verdes e de Mata na Propriedade Agrícola’, que abordará a Educação Ambiental na Agricultura. O evento é direcionado aos produtores agrícolas e extensionistas.

O objetivo é orientar o público sobre a viabilidade da adubação verde e também mostrar que a mata pode ser uma aliada à agricultura, e não um obstáculo para a produção. Os agricultores conhecerão as opções de manejo com adubos verdes e as espécies arbóreas com potencial agrícola.

Sobre os adubos verdes de verão, os produtores serão informados sobre a incorporação de nitrogênio ao solo e as melhorias que o recurso propicia, como a proteção do solo, a cobertura para o plantio direto e a utilidade na alimentação para os animais.

Serão apresentadas ao público as utilidades da mata na produção de mel e no controle de geada e insolação, no sombreamento para atividades agrícolas, na cobertura para horticultura, e ainda como inseticida natural, já que há diferentes espécies nativas que têm princípios tóxicos, e como cobertura arbórea dos mananciais, fazendo-os voltar a brotar.

Durante o evento, além de palestras, os presentes participarão de passeios pelos canteiros, onde serão apresentadas as vantagens e desvantagens de cada tipo de adubo verde e os mais adequados para a região do Vale do Rio Pardo.

Participam do Dia de Campo, junto ao IAC, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fitossanidade, o Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Sul, Sementes Piraí, a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica e CATI.

Mais informações pelo telefone (14) 6821-4422 ou e-mail lzimback@terra.com.br

Dia de Campo de Manejo de Adubos Verdes e de Mata na Propriedade Agrícola
Data: segunda-feira, dia 18
Horário: 8 horas
Local: Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, Fazenda Demétria, Botucatu (SP)