Agricultura: IAC realiza curso para produtores que trabalham com hidroponia

Inscrições estão abertas

sex, 22/11/2002 - 14h00 | Do Portal do Governo

Quem já trabalha com hidroponia e tem interesse em aprender sobre soluções nutritivas terá oportunidade de participar do curso que será oferecido em Campinas. Para divulgar conhecimentos sobre preparo e manejo dessas soluções, o Instituto Agronômico (IAC-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, irá realizar o Curso de Soluções Nutritivas para Hidroponia, no próximo dia 29 de novembro, no IAC.

Durante o curso, o público irá aprender sobre as diversas composições e manejos para as diferentes culturas, a reposição de nutrientes e as exigências nutricionais de cada planta.

A hidroponia é uma técnica alternativa de cultivo protegido em que o solo é substituído por uma solução aquosa (solução nutritiva) contendo apenas os elementos minerais indispensáveis aos vegetais. A difusão desse conhecimento é fundamental para o bom desempenho dessa técnica. A deficiência ou falta de um elemento na solução nutritiva impossibilita a planta de completar seu ciclo biológico. Daí a necessidade de orientação profissional para aqueles que lidam com a hidroponia.

De acordo com os pesquisadores, alguns cuidados devem ser observados no preparo das soluções nutritivas destinadas à produção comercial. Por exemplo, deve ser conhecida a qualidade da água – suas características químicas. É importante que os produtores saibam que a composição ideal de uma solução nutritiva depende não somente das concentrações dos nutrientes, mas também de outros fatores ligados ao cultivo, como o sistema hidropônico, o ambiente, a época do ano, a espécie vegetal e a cultivar em produção.

Além dos cuidados com as plantas, deve haver também cautela com relação à saúde do trabalhador, pois os produtos podem causar queimaduras quando em contato com a pele e os olhos do operador.

A hidroponia é uma boa alternativa para o produtor que não dispõe de solo em condições adequadas de cultivo. A técnica oferece várias outras vantagens, como a baixa incidência de pragas e doenças, produção de hortaliças de qualidade o ano inteiro e em maiores quantidades, redução do uso de água e aumento da eficiência do uso de fertilizantes.

O responsável pelo evento é o pesquisador Pedro Roberto Furlani, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais do IAC. A inscrição custa R$ 100,00. Os interessados devem entrar em contato antecipadamente, pelo telefone (19) 3231-5422, ramais 193 e 173, pois as vagas são limitadas. O IAC vem realizando esse curso desde 1994, sempre com grande procura.

Serviço:
Data: Sexta-feira, dia 29 de novembro de 2002
Horário: das 8 às 18 horas
Local: Núcleo de Treinamento do IAC – Av. Barão de Itapura, 1481, Bairro Guanabara, Campinas-SP

Carla Gomes – Assessoria de Imprensa – IAC