Agricultura: IAC promove curso sobre monitoramento agrometeorológico e necessidades hídricas

Encontro é direcionado a agricultores de nível superior e médio

sex, 11/10/2002 - 17h32 | Do Portal do Governo

As condições meteorológicas influenciam muito nas atividades do setor agrícola. Para difundir informações agrometeorológicas e oferecer maior segurança ao agricultor em suas decisões, o Instituto Agronômico (IAC-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, irá realizar o curso Monitoramento Agrometeorológico e Estimativa das Necessidades Hídricas das Culturas, na próxima quarta-feira, dia 16, em Sumaré.

O objetivo do evento é demonstrar o uso do balanço hídrico e de outras técnicas para fazer estimativas das necessidades hídricas das culturas, em especial a do tomate, feijão e frutíferas. O Encontro Técnico é direcionado a agricultores de nível superior e médio. As vagas são limitadas.

Durante o evento, serão abordados aspectos como irrigação e
evapotranspiração, além de monitoramento agrometeorológico e suporte ao agricultor irrigante. Todos esses assuntos serão expostos por pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica do IAC.

O público terá acesso a conhecimentos gerados e analisados por
especialistas desse Centro, que coleta, diariamente, dados em 117 postos meteorológicos do estado de São Paulo. A temperatura do ar e a precipitação são os principais elementos meteorológicos analisados e processados em base diária.

As características das culturas e fases de desenvolvimento são um dos aspectos considerados nas análises realizadas pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica do IAC. Além disso são verificados o tipo de solo, riscos climáticos, pragas e doenças.

Os dados, provenientes de Estações Meteorológicas Convencionais e Automáticas, combinados com informações de radar, fotos de satélite e previsão do tempo – são analisados e resultam em boletins
agrometeorológicos.

Órgãos como a Defesa Civil, interessados por essas informações podem solicitá-las junto ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica do IAC pelo telefone (19) 3241-5188.

Local: Escola Municipal José Anchieta, Rua Geraldo de
Souza, 157/122 , Vila Maluf, Sumaré (SP).
Horário: das 8h30 às 12 horas
Mais informações: (19) 3241-5188, Ramal 337 ou (19) 3873-2021.