Agricultura: IAC promove curso sobre gerenciamento de mecanização no manejo de solos

Será dia 26 de fevereiro, em Jundiaí, no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio

dom, 16/02/2003 - 11h31 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do Instituto Agronômico


O Instituto Agronômico (IAC), órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, irá realizar o curso Fundamentos para Gerenciamento de Mecanização no Manejo de Solos. O evento será no dia 26 de fevereiro, das 8 às 16 horas, em Jundiaí.

O objetivo é mostrar aos produtores rurais como as relações entre máquinas agrícolas, solos e plantas influenciam a conservação do solo. A mecanização da lavoura é por si só altamente impactante, mas é possível reduzir esse impacto com boas práticas gerenciais, promovendo um manejo com mais efeitos positivos do que negativos.

Quando o gerenciamento funciona, tem-se como resultado uma lavoura produtiva e também um solo produtivo, não desgastado. Para isso, a ação de preservação deve ser maior que a impactante. Caso contrário, pode até haver uma boa produção da cultura, mas o solo estará caminhando para a degradação.

Com a gerência, é possível conduzir o trabalho no campo do plantio até a comercialização da safra. Os benefícios disso o produtor sente no bolso e no campo, que responde melhor por ser preservado.

O curso é destinado a gerentes de empresas agrícolas, engenheiros agrônomos e agrícolas, técnicos, empresários rurais, administradores e outros profissionais ligados a área de ciências agrárias. A participação é gratuita, mas os interessados devem ligar antecipadamente para o telefone (11) 4582-8155, pois o número de vagas é limitado.

Serviço
Curso: Fundamentos para gerenciamento de mecanização no manejo de solos
Data: Quarta-feira, dia 26 de fevereiro de 2003
Horário: das 8 às 16 horas
Local: Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Engenharia e Automação – CEA/IAC
Rodovia Dom Gabriel Paulino B. Couto, km 65 – Jundiaí (SP)
Telefone: (11) 4582-8155
E-mail: apeche@terra.com.br

(RK)