Agricultura: IAC promove curso sobre Auditoria da Qualidade em Operações Agrícolas

Será nesta terça-feira, dia 29, em Jundiaí

seg, 28/03/2005 - 18h24 | Do Portal do Governo

Do ambiente das grandes empresas para o campo – quem poderia imaginar que auditoria de qualidade pudesse vir a ser ferramenta do trabalho agrícola?

Para gerar tecnologias que tornem a atividade rural mais rentável e sustentável, o Instituto Agronômico (IAC) atua de olho na qualidade e oferece aos produtores meios para alcançá-la. A fim de transferir conhecimentos nessa área, o IAC desenvolveu um método de Auditoria de Qualidade em Agricultura e irá difundi-lo em um curso, nesta terça-feira, dia 29 de março, das 8 às 17 horas, em Jundiaí, no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Engenharia e Automação do IAC. O curso é direcionado à difusão de princípios e técnicas para uso de Auditoria da Qualidade em Operações Agrícolas, como ferramenta complementar para análise de desempenho no gerenciamento agrícola.

O programa do curso aborda tópicos fundamentais para criar e executar auditorias focadas principalmente na qualidade de resultados das atividades e na operacionalização de sistemas de produção de grãos, hortaliças e frutas. O evento é direcionado a empresários rurais, administradores, engenheiros e outros profissionais ligados à área de ciências agrárias. A participação é gratuita.

No campo, a auditoria funciona como ferramenta de melhoria do sistema de produção. Por meio dessa técnica é possível entender a lavoura em seus aspectos ambiental, operacional e econômico. Em tempos de demonstração da força da natureza por meio de vendavais e tempestades, o melhor é dedicar-se ainda mais à preservação do meio. Nesse desafio, a auditoria é forte aliada pois destina-se à redução dos impactos ambientais causados pela atividade agrícola, como perda de solo, de água, da qualidade dos mananciais e de vida do homem. De acordo com o pesquisador do IAC, Afonso Peche Filho, a auditoria destaca-se por preservar o capital natural – solo, água, ar. E aí, vale o ditado popular: ‘ é melhor prevenir que remediar’, já que depois de prejudicar esses recursos, o produtor tem que investir muito e trabalhar mais ainda para recuperá-los. Conclusão: a aplicação da auditoria contribui para reduzir custos e ampliar ganhos, sua ausência pode representar perdas no ambiente, no bolso e no tempo do agricultor.

No aspecto operacional da lavoura, a auditoria é destinada a promover a qualidade das operações agrícolas a fim de evitar erros. Com isso, atinge-se o foco econômico, pois reduz-se desperdícios e, conseqüentemente, custos. Segundo Peche, mesmo diante de uma lavoura aparentemente bem, a auditoria é eficiente para apontar se os meios de produção estão corretos, já que a técnica auxilia a construir sistemas mais eficientes. O pesquisador destaca que a adoção desse método não custa nada ao produtor e não é privilégio de sistemas sofisticados de produção, pois a pequena propriedade também pode usar a auditoria. ‘O próprio agricultor pode desempenhar o papel de auditor na sua propriedade’, diz.

Órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, o IAC está estudando essa técnica desde 1993. Ainda recente no Brasil, a auditoria no campo é pouco utilizada, apesar de nada custar ao produtor.

Programa do curso

O curso envolve temas relacionados a definições e princípios que norteiam a filosofia da qualidade total aplicada em sistemas de produção, realçando o uso de diferentes tipos de auditoria como instrumento de gestão e focando sua aplicabilidade em avaliação de resultados das operações agrícolas.

O público terá acesso ao aprofundamento conceitual sobre as técnicas utilizadas no planejamento e condução da auditoria em sistemas de produção, propiciando aos participantes a noção de construção de um roteiro-síntese para aplicação em propriedades agrícolas.

Técnicas de planejamento da auditoria em operações mecanizadas, apresentação de proposta de norma para auditoria e diretrizes para confecção do relatório de trabalho serão outros assuntos do evento. O perfil profissional desejável para a atividade do auditor e os principais pontos de atuação também serão expostos ao público. No final do evento serão apresentados estudos de casos em diferentes operações agrícolas.

Serviço:
Data: Terça-feira, 29 de março de 2005
Horário: 8h às 17h
Local: Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Engenharia e Automação, do IAC
Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 65 – Jundiaí/SP

Informações: (11) 4582-8467 ou 4582-8155, com Afonso Peche Filho ou Sônia Elisabete Pereira, ou pelo e-mail peche@iac.sp.gov.br

Assessoria de comunicação do IAC
C.A.