Agricultura: IAC oferece curso de pós-graduação a distância pela internet

Especialização em estudo do solo é o tema do curso que começa em 1º de março

sex, 16/01/2004 - 12h17 | Do Portal do Governo

A história do Instituto Agronômico (IAC) sempre foi marcada pela inovação. Estudos com café, clima, algodão, cana, grãos, solos, seringueira, arroz, frutas, entre outros; são 116 anos de pesquisas agrícolas e de fortalecimento do agronegócio. Essa vanguarda não poderia ser deixada de lado no curso de pós-graduação do Instituto. O IAC, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, apresenta o curso ‘Especialização em Pedologia Aplicada’, sobre o estudo do solo, que será ministrado a distância pela internet, em nível de pós-graduação.

Profissionais de todo o País poderão participar, via internet, do curso coordenado pelo pesquisador do IAC João Bertoldo de Oliveira. Ele tem 45 anos de atuação na área, 70 trabalhos e dois livros publicados sobre o assunto.

O objetivo é disponibilizar a engenheiros agrônomos, agrícolas, sanitaristas, civis, de meio ambiente, geólogos – entre outros profissionais – um curso dinâmico, ágil e que dê liberdade ao aluno para escolher seu horário de estudo. O acompanhamento será feito por pesquisadores altamente capacitados na área, para testar a evolução do aprendizado através de exercícios semanais. Esses exercícios vão abordar temas relacionados a pedologia, com explanações sobre diversos fatores como uso de mapas, elaboração de relatórios técnicos, diagnósticos de problemas de comportamento do solo, uso sustentável e a relação entre solos e paisagens.

Segundo João Bertoldo, o estudo do solo é fator preponderante, não só na agricultura, mas também naqueles projetos onde se utiliza o solo, seja como fundação para um prédio, ou como base para elaboração de projetos que visam a preservação ambiental. Desse modo, planejar o território em nível nacional, estadual e municipal é algo necessário para o bem-estar da população, seja ela rural ou urbana. Engenheiros de formações diversas e profissionais de áreas correlatas utilizam-se dos estudos com solo para definir suas ações na elaboração de estradas, aterros sanitários, cemitérios e cinturões verdes.

Sobre o curso

Com 210 horas de duração, o curso será ministrado em 39 aulas teóricas, uma por semana, via internet. O acompanhamento será feito semanalmente pela equipe que compõe o corpo docente, formada pelos pesquisadores João Bertoldo de Oliveira, Ricardo Marques Coelho e João Roberto Ferreira Menk.

Serão ministradas quatro aulas presenciais. A aula inaugural será no dia 1º de março e as duas últimas serão utilizadas para avaliação dos alunos ao fim do curso, ambas ocorrendo no auditório do IAC. ‘A aula de campo constará de excursão para observação de vários solos e seus usos’, disse Bertoldo ao comentar que, em 28 de junho, os alunos farão uma aula de campo para ilustrar os temas abordados no curso.

As aulas teóricas serão ministradas de acordo com o seguinte cronograma: leitura dos capítulos específicos do livro Pedologia Aplicada – entregue ao aluno na aula inaugural; leitura de textos adicionais ao livro; estudo de figuras ilustrativas de perfis de solo e de paisagens e os locais de ocorrência dos mesmos; envio de artigos científicos para leituras obrigatórias e complementares.

Ao início de cada semana o aluno receberá as instruções e o material didático referente ao tema que será abordado e na semana seguinte um questionário com perguntas. Todo o acompanhamento será feito de forma a tirar dúvidas, avaliar os exercícios, auxiliar os alunos a compreender o material didático específico, responder questionamentos relacionados aos temas e, posteriormente, ampliá-los.

Serviço:

O interessado em participar deverá se cadastrar até o dia 31 de janeiro de 2004. É necessário que o candidato possua conexão com a internet. Além disso, o curso só será ministrado se atingir 40 inscrições, no mínimo.

Mais informações podem ser obtidas no site www.iac.sp.gov.br/PosDistancia/PGPA ou por telefone: (19) 3231-5422 r. 152 ou (19) 3241-5188 r. 302. Pessoalmente, na sede do IAC, localizado na rua Barão de Itapura, 1481, em Campinas (SP).

Da Assessoria de Imprensa do IAC

(LRK)