Agricultura: IAC inaugura novas instalações do Centro do Café

O novo prédio conta com um laboratório de biotecnologia e um de teste de qualidade de café

qui, 19/09/2002 - 20h26 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (Iac-APTA) inaugura nesta sexta-feira, 20, às 10h, as novas instalações do Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Café ‘Alcides Carvalho’, na Fazenda Santa Elisa, em Campinas.

Com a nova estrutura, pela primeira vez, a maior parte da equipe do café estará reunida no mesmo prédio. Essa reunião deverá estimular maior integração entre os pesquisadores e estagiários do Centro. Até então, a equipe estava instalada em três lugares diferentes.

O novo prédio conta com dois novos laboratórios – um de biotecnologia e um de teste de qualidade de café. No laboratório de biotecnologia, serão feitas pesquisas sobre a caracterização molecular dos recursos genéticos do café e o reaproveitamento futuro desses recursos para o melhoramento do café. Esse melhoramento está relacionado à qualidade do produto e da bebida, maior produtividade e maior resistência a pragas e doenças.

O Instituto Agronômico foi criado, em 1887, para pesquisar o cafeeiro, daí dispensar comentários sobre a importância do café para o IAC. Cerca de 95% das variedades plantadas no Brasil vieram do IAC. A importância do Instituto Agronômico nessa área é destacada diante do fato de o País ser o maior produtor e maior exportador de café do Mundo.

Em razão de ser referência no agronegócio cafeeiro, o Centro de Café recebe constantemente visitas nacionais e internacionais. Para receber essas pessoas, o novo prédio dispõe de um auditório, onde é possível realizar reuniões e palestras. A nova estrutura tem também uma biblioteca sobre café, além de 14 salas para pesquisadores e duas salas para estagiários. A obra resulta de uma parceria entre o Centro e o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café.

Durante a inauguração será feita homenagem a Alcides Carvalho, que foi pesquisador do IAC e é referência mundial em genética e melhoramento de café.

Data: sexta-feira, dia 20
Horário: 10 horas.
Local: Centro Experimental Central do Instituto Agronômico – Fazenda Santa Elisa – Av. Theodureto de Almeida Camargo, 1500, Campinas, SP.