Agricultura: IAC debate a genética do laboratório ao campo

Seminário em Campinas será realizado nos dia 7 e 8 de agosto

qua, 06/08/2003 - 10h29 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do IAC


Por Carla Gomes

Discutir a genética – do laboratório ao campo – com pesquisadores do IAC e de outras instituições. A idéia é aumentar as interações com outros grupos de pesquisa, visando desenvolver projetos em conjunto para maximizar experiências. Com essa proposta, o Instituto Agronômico (IAC) irá realizar o Seminário ‘A Genética em Foco’, com o tema Genética – do Laboratório ao Campo, nos dias 7 e 8 de agosto, das 8h às 18h, em Campinas.

Pesquisadores do IAC pretendem conhecer de perto como outras instituições têm trabalhado com a biotecnologia para alcançar o melhoramento genético vegetal, que é o carro-chefe do IAC. O objetivo é divulgar e discutir idéias a respeito da interação da genética estudada no laboratório e sua aplicação no melhoramento genético de plantas. O evento é direcionado a pesquisadores científicos, professores universitários, alunos de graduação e de pós-graduação.

O Instituto Agronômico tem se destacado internacionalmente por meio dos seus cultivares obtidos, utilizando o melhoramento genético tradicional – de campo. No evento, estarão reunidos pesquisadores de universidades e de outros Institutos que já incorporaram ferramentas biotecnológicas em seus programas de melhoramento genético vegetal, como mapeamento genético, fusão de protoplastos e transformação genética.

O mapeamento de genes permite a seleção indireta de características agronômicas de interesse por meio de marcas no DNA e até mesmo a localização de genes, que posteriormente poderiam ser manipulados e transferidos para outras espécies ou para uma nova cultivar – assim tem-se a transformação genética, os transgênicos. A fusão de protoplastos é um trabalho efetuado em nível celular, uma metodologia para conseguir recombinações gênicas superando barreiras de incompatibilidade sexual. Por exemplo, com a fusão já se conseguiu uma planta que é um híbrido de batata com tomate, o que não se conseguiria por cruzamento efetuado no campo, segundo a pesquisadora do IAC, Ilene Ribeiro da Silva Passos.

No IAC, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, há pesquisas com mapeamento genético e com fusão de protoplastos, mas ainda não há trabalho com os polêmicos transgênicos, que também serão debatidos no Seminário.

Durante o evento, os temas serão expostos por pesquisadores convidados. Como os pesquisadores do Instituto têm maior relação com o melhoramento genético de campo, eles irão debater com os pesquisadores mais ligados a laboratórios e demais presentes até que ponto as experiências da biotecnologia se adaptam às pesquisas realizadas no IAC, quais as estratégias usadas, quais culturas se adequam às técnicas e qual a importância do germoplasma para o desenvolvimento dessas pesquisas. Por exemplo, a uva Itália é um cultivar que não regenera plantas a partir de células isoladas e portanto não se pode aplicar a metodologia de fusão de protoplastos. Já o tomate aceita todas as técnicas.

Dessa forma, o seminário será uma troca de saberes entre aqueles que já lidam há mais tempo com a biotecnologia e os pesquisadores do IAC, que têm maior experiência com o campo, com a reação e o desempenho das plantas.

De acordo com Carlos Colombo, pesquisador do IAC e coordenador do Genoma Café em São Paulo, o debate dessas importantes estratégias biotecnológicas, bem como do germoplasma para utilização das mesmas, se destina a obter cultivares melhores que as já existentes, que é a missão maior do IAC. ‘A
idéia é trazer a discussão entre os melhoristas, ver o que se faz fora da Instituição e como isso pode ser mais bem incorporado aos nossos programas de melhoramento’.

Seminário ‘A Genética em Foco’ – Genética – do Laboratório ao Campo

Data: dias 7 e 8 de agosto de 2003
Horário: das 8h às 18h
Local: IAC, no Auditório Otávio Tisselli Filho, Av. Barão de Itapura, 1481 – Bairro Guanabara, Campinas/SP
Informações: (19) 3241-5188, ramal 429

(LRK)