Agricultura: IAC cria variedade de banana resistente à praga

Sigatoka amarela reduz a produção de frutos

sex, 31/01/2003 - 12h47 | Do Portal do Governo

Pesquisas realizadas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, levaram à criação de nova variedade de banana: a Nanicão IAC 2001, que se mostrou resistente à sigatoka amarela (que reduz a produção de frutos). Essa praga é a mais comum no Estado de São Paulo. Os trabalhos foram conduzidos pelo pesquisador Luiz Antônio Junqueira Teixeira.

Na primeira geração, a nova variedade mostrou-se imune também à sigatoka negra, mas depois a resistência foi quebrada, provavelmente em decorrência de variações genéticas do fungo causador da doença. De qualquer forma, a Nanicão IAC 2001 apresenta-se como uma boa opção para o plantio em São Paulo, pois a sigatoka negra, pelo menos até agora, não se manifestou nos bananais do Estado.

Além disso, a nova variedade é mais digestiva e oferece o triplo de vitamina C. Dura mais na prateleira e tem melhor aparência por não apresentar pintas pretas na casca.

O combate à sigatoka amarela requer de quatro a sete pulverizações por ano, com custo de 40 dólares por hectare. A doença seca as folhas da planta e anula a produção dos frutos. A variedade negra da praga provoca o mesmo dano, com rapidez muito maior. A sigatoka amarela existe no Brasil há 40 anos e a negra, desde 1998.

Sobre o possível desaparecimento dos bananais em razão da sigatoka negra, conforme notícias veiculadas, o pesquisador avalia ser uma “meia-verdade”. Segundo ele, o controle químico tem-se mostrado eficiente para debelar a doença. “Os maiores exportadores de banana convivem com a sigatoka negra há mais de 20 anos.”

Além disso, podem ser tomadas outras medidas como maiores cuidados no transporte do produto. Geralmente, a banana é transportada em caminhões envoltas em folhas da própria bananeira, e é pelas folhas que se dá a transmissão do fungo causador da doença. (Na verdade, o fungo só ataca as folhas, reduzindo a possibilidade de formação dos frutos).

Como controlar a doença

– Não transportar mudas, frutas e folhas de regiões afetadas
– Não empregar folhas como material protetor de frutas no transporte
– Somente plantar mudas certificadas
– Cuidar da fertilidade do solo do bananal. Mantê-lo limpo e drenado, com desfolhas periódicas.

Nas regiões onde existe a sigatoka negra, o controle químico é indispensável. (Empregam-se substâncias fungicidas, pulverizadas sobre as folhas. Pode ser feita com o auxílio de aviões ou pulverizadores acoplados a tratores)

Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa do IAC