Agricultura: Guariba lança projeto para estimular produção de leite

nd

seg, 28/07/2003 - 12h31 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, esteve nas regiões de Barretos e Ribeirão Preto neste sábado, em Guariba, para o lançamento do programa Nosso Leite, desenvolvido em parceria entre a prefeitura, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Sebrae e Unesp-campus de Jaboticabal.

O objetivo do programa é estimular a produção de leite no município. De acordo com o prefeito Hermínio de Laurentiz, todas as propriedades produtoras da cidades foram visitadas no início do ano e observou-se que a maioria não dispunha de orientação técnica, trabalhando de forma isolada e com distribuição direcionada e monopolizada.

“Nosso objetivo é aumentar a produção, levar orientação técnica aos produtores, organizar o associativismo do setor e conduzir inicialmente a industrialização e a comercialização”, disse. Os produtores estão recebendo orientação técnica quanto ao manejo do gado e capacitação de mão-de-obra.

Nos últimos quatro anos, a produção de leite tipo C foi de cerca de 360 mil litros ao ano. Segundo a prefeitura, devido à concorrência da cana-de-açúcar, cultura economicamente mais atrativa, muitos produtores deixaram a atividade.

O programa prevê também a realização de campanhas para estimular o consumo do leite pasteurizado na cidade. A intenção da prefeitura é montar uma mini-usina de leite para atender aos produtores, que devem se organizar em uma cooperativa.

De acordo com o secretário, são importantes as parcerias para estimular as cadeias de produção. “Programas como o Nosso Leite são iniciativas importantes porque buscam levar até o produtor informações e assistência técnica, que se encontram disponíveis mas que, às vezes, distantes deles. A idéia é fazer chegar essas informações até o os produtores”, disse.

Da Secretaria da Agricultura e Abastecimento