Agricultura: Grupo de combate à ‘morte súbita’ dos laranjais realiza primeira reunião dia 13

Brasil é o maior exportador mundial de suco de laranja e tem o maior parque citrícola, concentrado em SP e MG

ter, 11/02/2003 - 14h02 | Do Portal do Governo

Da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento


A força-tarefa criada pelo Governo de São Paulo na luta contra a ‘morte súbita’ nos laranjais reúne-se na próxima quinta-feira, dia 13, para estipular ações específicas e de cooperação.

O Comitê é resultado da reunião realizada na última sexta-feira, 7 de fevereiro, no Palácio dos Bandeirantes, da qual participaram o governador Geraldo Alckmin, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o secretário estadual da Agricultura, Duarte Nogueira, e os secretários estaduais de Minas Gerais, Odelmo Leão Carneiro, e do Paraná, Orlando Pessuti. Também integram o grupo 18 instituições empresariais e de pesquisa.

Na reunião ficou acertado que a força-tarefa realizará uma série de ações conjuntas com a participação dos três Estados produtores: São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Ações como varredura dos laranjais em áreas contaminadas e criação de barreiras sanitárias são metas instituídas pelo Comitê.

Além de sediar a primeira reunião, na quinta, a Secretaria de Agricultura paulista vai publicar três portarias referentes aos aspectos produtivos e à defesa sanitária da produção de mudas. A primeira portaria regulamenta a produção de mudas certificadas, sendo o agente certificador a própria Secretaria, por meio da sua Agência de Defesa Agropecuária (Adaesp). “Com a certificação, estas mudas estarão seguindo todos os requisitos exigidos para sua sanidade e qualidade, agregando valor por possuir mais garantias”, explica o secretário Duarte Nogueira.

A segunda portaria regulamenta a produção fiscalizada de mudas – aquelas produzidas sob orientação do corpo técnico da Secretaria. E a terceira portaria é uma norma referente à sanidade vegetal de mudas cítricas, por meio da criação de requisitos mínimos para a entrada de material vegetativo proveniente de outros Estados. “Só entram no Estado de São Paulo as mudas que sigam as normas já existentes aqui. Por exemplo, as mudas devem vir de viveiros telados, seguindo portaria em vigor desde 1º de janeiro em São Paulo”, afirma o secretário.

Durante o encontro de criação da força-tarefa, o ministro Roberto Rodrigues declarou uma operação de guerra contra a doença. “Os esforços devem ser conjuntos. Nossos fiscais e nosso corpo técnico estão à disposição e junto com o setor produtivo venceremos mais esta batalha da citricultura paulista”, garantiu Nogueira ao Ministro.

Segundo estimativas do setor, mais de 1 milhão de plantas já poderão estar contaminadas no norte do Estado de São Paulo e sul do Triângulo Mineiro.

O Brasil é o maior exportador de suco de laranja do mundo e tem o maior parque citrícola, concentrado em São Paulo e Minas Gerais. Só nestes dois Estados, a citricultura emprega diretamente 400 mil pessoas e compõe uma cadeia produtiva que movimenta US$ 5 bilhões por ano.

(RK)