Agricultura: Governo do Estado inaugura laboratório especializado no estudos de laranjas

Secretário Duarte Nogueira participa da programação

qua, 05/10/2005 - 15h51 | Do Portal do Governo

Será inaugurado nesta quinta-feira, dia 6, Dia da Laranja, o Laboratório de Qualidade e Pós-colheita de Citros – o único laboratório especializado da área no Estado de São Paulo. O evento faz parte da programação do Dia da Laranja, organizado no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis (160km da capital paulista).

Além da inauguração às 16h30 pelo Secretário de Agricultura, também teremos o lançamento do Laranja Nota 10 – Programa contínuo de seleção de laranjas-elite.

Durante todo o dia, serão realizadas palestras com especialistas nas áreas de custos de produção e novos mercados; pesquisa de novas variedades e diagnósticos de doenças. Na programação, o lançamento do Laranja Nota 10, programa que agregará e otimizará esforços de grupos de pesquisa e extensão, técnicos e citricultores para a busca, caracterização e seleção de plantas altamente produtivas, coordenado pelo Centro de Citricultura. Os produtores poderão inscrever laranjeiras que possam ser candidatas ao programa, que serão avaliadas e após um ano, será atribuído o Prêmio Laranja Nota 10 aos melhores materiais inscritos.

O Centro também recebe as instalações do Laboratório de Qualidade e Pós-colheita de Citros, dotado de equipamentos para as determinações físico-químicas, armazenamento, desverdecimento, testes de eficiência de diferentes produtos de controle de doenças pós-colheita, tipos de transporte, de embalagens. O novo laboratório viabiliza a realização de todas as análises que determinam a qualidade organoléptica dos frutos, como °Brix; acidez total, pH, vitamina C, textura, temperatura interna, rendimento de suco, coloração de casca e de suco, diâmetro e altura.

São Paulo possui o maior pomar de laranja do mundo com 211 milhões de pés, é o maior exportador do suco no mundo. Também possui centros especialistas em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais na área da citricultura, como exemplo o Centro de Citricultura, referência mundial.

Data: dia 6
Horário: 16h30
Local: Centro de Citricultura Sylvio Moreira – Rodovia Anhanguera, km 158 – Cordeirópolis/SP

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura
C.A.