Agricultura: Frigorífico de pescado agrega valor para os psicultores do Noroeste Paulista

Evento será neste sábado, dia 9

sex, 08/10/2004 - 14h13 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, participa neste sábado, dia 9, a partir das 10 horas, da cerimônia de inauguração do Frigorífico e Indústria de Pescados de Aquicultura, Tilápia do Brasil, no município de Buritama.

O evento, que contará com a participação de lideranças e autoridades regionais e municipais, começa às 10 horas com a visita ao sítio Garantido, um dos quatro núcleos de engorda de tilápia em tanques- rede da região.

A Tilápia do Brasil, formada por 10 empresários, todos ligados à Associação de Aquicultores de Monte Aprazível e Região (Aquamar) será mais um canal de beneficiamento, comercialização e exportação dos produtos e subprodutos da aquicultura regional. Segundo representantes da associação, a indústria terá capacidade para, em 2005, beneficiar cerca de 200 toneladas de peixes por mês.

Para a implantação dos mais de 800 tanques-rede, nos quatro núcleos de produção de tilápias da Aquamar, foi fundamental o apoio oferecido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através do seu Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP). “Só para associados da Aquamar foram mais de 40 contratos, feitos pelo FEAP”, afirma Rubens Graça Maset, vice-presidente da Aquamar e acionista da Tilápia do Brasil.

A linha de financiamento à piscicultura em tanque-rede dentro do FEAP, é destinada ao investimento e custeio do primeiro ciclo de produção do aquicultor. A linha financia até R$ 26.000,00 por produtor, com 4% de juros ao ano e 18 meses de carência. No Estado de São Paulo foram feitos 66 contratos para financiamento da piscicultura em tanques-rede , 47 destes, (cerca de 70% dos contratos) foram para os municípios de Zacarias e Buritama, na região de General Salgado.

Para o Secretário Duarte Nogueira, exemplos como o da Tilápia do Brasil, servem para enfatizar a importância da parceria entre pequenos produtores e Governo do Estado. “O aumento da produção, possível pela utilização das linhas de financiamento do nosso Fundo de Expansão, e a formação desta indústria de beneficiamento permitirá aos aquicultores organizados, agregar valor à sua produção, ampliando os rendimentos, gerando empregos e alcançando bons mercados”, garante o Secretário. Além da linha de crédito, os produtores da região contam com o apoio do suporte técnico da equipe da Secretaria, através do Instituto de Pesca.

De acordo com a Tilápia do Brasil, o empreendimento irá gerar cerca de 60 empregos diretos, além de 40 indiretos na produção de tilápia. A Aquamar afirma que o empreendimento foi possível graças ao aumento da produtividade ocasionado pela substituição do sistemas de engorda, de tanques escavados para os tanques rede. “O sistema escavado permite que os peixes desovem nos barrancos que formam o tanque, limitando a engorda. Nos tanques-rede, a fêmea não pode desovar e isso ocasiona o ganho de peso em um curto espaço de tempo”, explica Maset.

Data: Sábado, dia 9 de outubro de 2004
Horário: 10 horas
Local: Estrada Vicinal Dr. Carlos Francisco Alves S/N – Buritama/SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

Macedo Júnior