Agricultura: Fórum de debates sobre cultivo de tangerina vai reunir produtores de todo o Estado

Produção cresceu 50% nos últimos 10 anos

seg, 15/04/2002 - 19h48 | Do Portal do Governo

Reciclar conhecimentos sobre a cultura da fruta no Estado é o objetivo do 5º Dia da Tangerina, um Fórum de debates que será realizado no dia 9 de maio, das 8 às 18 horas, em Cordeirópolis.

Entre 1990 e 2001, a produção aumentou cerca de 50%, passando de 14,0 para 20,0 milhões de caixas (40,8kg) no Estado de São Paulo. As regiões que mais produzem a tangerina são Limeira, Araras, Taquaritinga e Sorocaba, e as principais variedades plantadas são a ponkan – 60% dos pés, seguida da murcote – 20% dos pés.

Apenas no CEAGESP o volume de ponkan comercializado anualmente quase dobrou de 40 para 71 mil toneladas, provocando queda no preço médio anual – o que pode ser atribuído ao significativo aumento das quantidades ofertadas.

Por outro lado, as exportações brasileiras de tangerinas – principalmente murcote – triplicaram, evoluindo de 4,6 mil toneladas em 1990 para 12,0 mil toneladas em 2000, passando de US$1,4 milhão para US$5 milhões. Estima-se que 8 mil produtores se dediquem ao cultivo de tangerinas no Estado de São Paulo, seja produzindo somente tangerinas ou em combinação com pomares de laranja e de limão na mesma propriedade.

Destinado a produtores, pesquisadores, técnicos, engenheiros agrônomos, professores universitários e extensionistas, o evento vai abordar a adubação e qualidade da fruta, desverdecimento, cadeia do frio, comércio exterior e barreiras não tarifárias, conseqüência da ação de fungos que ocorre em frutas cítricas, resíduos de pesticidas em frutos, normatização,
rastreabilidade e selo de qualidade.