Agricultura: Exportadores promovem Fórum sobre Produção e Comércio de Café

Secretário de Agricultura e Abastecimento participa do evento, nesta quinta-feira, na capital

qui, 02/06/2005 - 9h18 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, participa, nesta quinta-feira (2/6), do 1º Fórum & Coffee Dinner do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (CeCafé). O evento, que será realizado no hotel Transamérica, em São Paulo, acontecerá em duas partes. A primeira, a partir das 8 horas, reunirá representantes do setor de diversos países em torno do debate sobre produção, comércio e consumo de café, com palestras e painéis sobre mercados nacional, mundial e política econômica.

De acordo com o CeCafé, o objetivo do encontro é fazer uma retrospectiva do passado recente do setor e procurar definir quais as novas oportunidades que estão se abrindo no mercado mundial para os cafés do Brasil, identificando o que o mercado comprador está sinalizando.

A segunda etapa do evento, o Coffee Dinner, ocorre a partir das 20 horas, com a participação de autoridades e lideranças do agronegócio mundial do café. Durante a comemoração, denominada Noite dos Cafés do Brasil, o CeCafé homenagerá instituições, empresas e personalidades que têm contribuído para o desenvolvimento da cadeia produtiva do café, como o Ministro Roberto Rodrigues, que será homenageado com o Prêmio “Personalidade do Ano de 2005”.

Além das homenagens, o Conselho dos Exportadores do Café do Brasil realizará a entrega do “Prêmio CeCafé 2005 de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica” , que este ano vai para a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto Genoma do Café. Receberão o prêmio os pesquisadores Carlos Augusto Colombo, do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Luiz Gonzaga Esteves Vieira, do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e Alan Carvalho Andrade, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Os pesquisadores foram selecionados para o recebimento do prêmio CeCafé pela obtenção do primeiro sequenciamento mundial do genoma do café, que resultou na construção de um banco de dados com 200 mil sequências de DNA. Essa pesquisa permitiu, ainda, a identificação de mais de 30 mil genes responsáveis pelos diversos mecanismos de crescimento e desenvolvimento da planta.

Para o secretário Duarte Nogueira, o êxito deste projeto é resultante do continuo trabalho das instituições de pesquisa e, sobretudo, do esforço conjunto. “Os resultados do genoma do café configuram a comprovação da excelência da pesquisa paulista e nacional, sustentando a liderança brasileira no mercado internacional do produto”, afirma.

De acordo com o CeCafé, o projeto Genoma do Café foi escolhido por unanimidade entre cerca de 25 importantes trabalhos que também concorreram ao prêmio.

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)