Agricultura: Expectativas do mercado citrícola são debatidas no IV Dia da Laranja

Evento será nesta quinta-feira, dia 7, no Centro Avançado de Pesquisa de Citros 'Sylvio Moreira', em Cordeirópolis

ter, 05/10/2004 - 12h41 | Do Portal do Governo

O IV Dia da Laranja, que será realizado na próxima quinta-feira, 7 de outubro, em Cordeirópolis, irá tratar, principalmente, de temas de caráter econômico, tendo em vista o cenário que envolve a citricultura no momento. O evento trará ao público informações e análises sobre as novas relações de mercado e como esse contexto afeta o agronegócio citrícola, que conta com 180 milhões de plantas no Estado de São Paulo.

Um dos temas do evento está nas fusões e aquisições ocorridas no mercado de suco cítrico, que poderão resultar em alterações dos novos contratos entre produtores e indústrias. As modificações contratuais poderão refletir diretamente no campo, já que o produtor terá que rever as variáveis da atividade agrícola a para otimizar as tarefas e manter a lucratividade do negócio.

A concorrência também está contribuindo para aumentar a apreensão do setor. Há expectativa de elevação na produção da Flórida, nos Estados Unidos. Se concretizado, esse aumento poderá resultar na redução da exportação brasileira de sucos e, conseqüentemente, na renovação contratual entre citricultores e indústrias a preços reduzidos para o próximo ano.

Com relação ao mercado interno, buscam-se estratégias para desenvolver ações contínuas de distribuição de fruta e suco fresco e esse será outro tema de palestra. A finalidade é manter o fornecimento desses produtos e com isso viabilizar a fidelidade do consumidor brasileiro.

De acordo com o coordenador do evento e pesquisador do IAC, Dirceu de Mattos Junior, a produtividade da citricultura paulista mantém a média de duas caixas de laranjas por planta, por ano. De olho nesse resultado, o IV Dia da Laranja irá abordar também os tratos culturais. Um dos assuntos será a poda, manejo que reúne incertezas sobre como, quando e quanto fazer. Esses procedimentos e os resultados obtidos serão tratados no evento. Outro tema do encontro é o greening, doença já estabelecida mas ainda sem respostas definitivas para o seu controle. ‘O greening é, no mínimo, um novo fator de custo para o produtor’, diz Mattos.

Além da abordagem de mercado e de campo, o IV Dia da Laranja oferecerá também exposição de máquinas, equipamentos e produtos relacionados à produção em viveiros, defensivos e pós-colheita. O IV Dia da Laranja integra o calendário de eventos do Centro de Citros do IAC, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

IV Dia da Laranja

Data: Quinta-feira, 7 de outubro de 2004
Horário: das 8h às 17h
Local: Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Citros ‘Sylvio Moreira’ – Rodovia Anhangüera, km 158 – Cordeirópolis/SP
Informações: (19) 3546-1399

Do Instituto