Agricultura: Estado lança ação de segurança alimentar e nutricional sustentável

Será nesta terça-feira, dia 18

ter, 18/10/2005 - 10h35 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, assina nesta terça-feira, dia 18, no Salão Nobre da Secretaria, a resolução que regulamenta a atuação da Ação de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – a ASANS. O evento, que contará com a participação de representantes de conselhos, sindicatos e centros universitários ligados as áreas de alimentação e nutrição, marca o início de uma nova fase da orientação nutricional realizada por profissionais da Secretaria de Agricultura em todo o Estado.

Com mais de 25 anos, primeiro por meio do SOC (Serviço de Orientação ao Consumidor) e agora através da ASANS, os trabalhos de orientação e avaliação nutricional buscam oferecer à população informações importantes sobre nutrição, manipulação e higiene dos alimentos, além de geração de renda, através da utilização integral dos alimentos.

Segundo a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), os resultados desta atuação, que envolve testes e análises sensoriais de receitas, para levar aos consumidores alternativas de alimentos saudáveis e nutritivos, podem ser acompanhados a cada edição das publicações direcionadas aos consumidores. Desde a criação do SOC, foram lançados aproximadamente 20 títulos contendo receitas com alto valor nutricional e baixo custo.

É o caso do ‘Diga Não ao Desperdício’ que chega agora à sua quinta edição. O livro, que ensina a aproveitar as partes não convencionais dos alimentos, é um manual de economia doméstica e um índice receitas que chegam a utilizar cerca de 90% dos alimentos, incluindo cascas, folhas e talos.

No evento haverá também o lançamento de uma outra publicação, o ‘Manual de receitas com Carne Suína’. De acordo com as nutricionistas da Codeagro, a publicação visa ampliar o uso da nutritiva carne suína, rica em proteína e considerada fonte de vitaminas A, B1, B2, B6, B12, cálcio, ferro e fósforo. Além da utilização dos cortes convencionais, a área desenvolveu inúmeras receitas em sua cozinha experimental com partes normalmente descartadas ou pouco utilizadas.

O lançamento das publicações e a Resolução que regulamenta a atuação da ASANS, somam-se às atividades realizadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que no último dia 16, Dia Mundial da Alimentação levaram aos visitantes do Parque da Água Branca, na capital paulista, as novidades desenvolvidas pelos centros de pesquisa da Secretaria, como os patês de truta e tilápia, frutas desidratadas e soja frita, além da orientação e avaliação nutricional realizadas por especialistas da Secretaria.

Serviço

Assinatura de Resolução que Regulamenta Ação de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Lançamento de Publicações
Local: Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Horário: 10h00
Endereço: Avenida Miguel Stéfano n.º 3.900

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

C.C.