Agricultura: Escolas técnicas estaduais oferecem curso voltado à agricultura familiar

Podem participar alunos que já concluíram o ensino médio ou que estão no segundo ou terceiro ano

ter, 13/04/2004 - 14h20 | Do Portal do Governo

Escolas técnicas estaduais estão oferecendo um curso voltado à agricultura familiar, beneficiando jovens assentados. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Iniciado em 2004, em caráter experimental, o curso está sendo oferecido em duas escolas do Pontal do Paranapanema, nos municípios de Presidente Prudente e Rancharia, atendendo a 30 moradores de assentamentos da região. O Centro Paula Souza também oferece o curso em outras regiões do Estado, atendendo a filhos de agricultores familiares.

Podem participar alunos que já concluíram o ensino médio ou que estão no segundo ou terceiro ano. O programa oferece formação de Agente de Processamento de Produtos Agropecuários (com carga horária de 540 horas), Agente de Produção Vegetal (620 horas) e Agente de Produção Animal (680 horas).

O objetivo é viabilizar a permanência do jovem no campo, com qualificação voltada às atividades típicas da agricultura familiar. Os conteúdos dos cursos foram definidos a partir de pesquisas com trabalhadores do setor, que levantaram os principais problemas enfrentados, como as dificuldades de produção e comercialização.

Projovem

Segundo o diretor-executivo do Itesp, Jonas Villas Bôas, a capacitação do produtor assentado é uma das prioridades do Governo do Estado. Ele lembra que o Itesp mantém outro convênio com o Centro Paula Souza para implantação do Programa de Formação de Jovens Empresários Rurais (Projovem) nos assentamentos paulistas. O objetivo é capacitar jovens para o gerenciamento de seus negócios de forma competitiva, aumentando o nível de renda de suas famílias.

Um dos fatores de sucesso do Projovem é a pedagogia da alternância, metodologia de ensino em que o aluno passa parte do tempo na escola e parte do tempo aplicando seus conhecimentos em casa, nas plantações da família. Atualmente, o Itesp e o Centro Paula Souza estão montando o processo de seleção dos assentados que participarão do curso.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

(AM)