Agricultura: Encontro Programa de Microbacias Hidrográficas será realizado em Brodowski

Secretário da Agricultura Duarte Nogueira participa do evento nesta sexta-feira, dia 21

qui, 20/02/2003 - 13h11 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento


Os produtores da Microbacia Hidrográfica do Córrego do Matadouro recebem nesta sexta-feira, dia 21, às 9 horas, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Duarte Nogueira Júnior. Na oportunidade, será realizado o Encontro Regional do Programa de Microbacias Hidrográficas, cujo objetivo é demonstrar os resultados obtidos na região.

Localizada na região de Ribeirão Preto, a cidade de Brodowski foi escolhida para sediar o evento por ser a microbacia mais avançada da região, cujos produtores já tem o plano de ação aprovado, resultado de um processo de diagnóstico e planejamento com a participação da comunidade.

O município tem um grande potencial agrícola com suas 400 propriedades rurais instaladas em seus 28,8 mil hectares. A Microbacia do Córrego do Matadouro ou Contendas, como também é conhecida, tem uma área de cerca de três mil hectares e envolve 153 propriedades rurais, a maioria pequenos agricultores familiares.

Nessas áreas são cultivadas, basicamente, cana-de-açúcar, soja, milho, café, olerícolas, além da exploração de bovinocultura leiteira e de corte. O maior problema da região é a degradação ambiental por processo erosivo e a contaminação dos lençóis de abastecimento de água.

Segundo o diretor da CATI – Regional de Ribeirão Preto, engenheiro agrônomo Guilherme Martins de Souza Leite, o maior desafio que está sendo enfrentando é a conscientização dos produtores rurais para a recuperação dessas áreas sem prejuízos nas suas atividades econômicas.

‘Estamos tentando reverter essa situação de deterioração, incentivando os agricultores a promoverem uma agricultura sustentával.’

Já o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Córrego do Matadouro Mauro Masson, afirma que a maior dificuldade dos produtores é arcar com os custos de compra de equipamentos. Mas comincentivo oferecido pelo Programa Estadual de Microbacias, a Associação vai receber uma plantadeira de plantio direto e um rolo-faca.

Dois grupos de agricultores já adquiriram distribuidores de calcário e roçadeiras com incentivos do Programa. De acordo com o engenheiro agrônomo Carlos Gaeta, da Casa da Agricultura de Brodowski e responsável pela execução do plano da microbacia, dos 27 km de estradas rurais do município, apenas 6 km estão em estado crítico, para serem trabalhadas dentro do Programa.

Já foram feitas análises de solo e recomendações técnicas para a calagem e adubação em todas as propriedades, incentivo a adubação verde em algumas propriedades e implantação de pastejo rotacionado.

A Casa da Agricultura mantém, em convênio com a Prefeitura e parceria com a Associação dos Produtores de Leite de Brodowski, um botijão de sêmen para inseminação artificial, visando a melhoria genética do rebanho. Técnicos e produtores são continuamente treinados em diversas tecnologias. Enfim,todas as ações desenvolvidas objetivam incentivar e melhorar a produtividade, respeitando os recursos naturais e, conseqüentemente, o padrão e a qualidade de vida dos produtores rurais da região.

Alguns resultados já podem ser observados. Um dos exemplos é o da produtora rural Cláudia Fernanda Rondina Bugni, da Chácara Primavera, com uma área de 1,6 hectares. Ela montou há dois anos seu agronegócio na microbacia: A Prático e Clássico – Vegetais Higienizados. Com apenas oito funcionários, atende Casas de Carnes Finas, supermercados locais e grandes redes como a Wal-Mart e o Pão de Açúcar de Ribeirão Preto.

Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas

Esse Programa representa uma nova forma de atuação da extensão rural, onde o produtor e sua família são parte integrante e de fundamental importância para o sucesso das ações. Iniciou em janeiro de 2000, após a assinatura de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado de São Paulo e o BIRD (Banco Mundial). Tem um orçamento de US$ 124 milhões para trabalhar 1.500 microbacias em seis anos, beneficiando 90 mil produtores rurais. O objetivo é o desenvolvimento rural sustentável. É prioridade do Governo do Estado de São Paulo e executado pela CATI.

Hoje, o Programa envolve 452 municípios, onde já estão selecionadas 480 microbacias, com 281 planos de ação aprovados.

Em 2002 o Programa beneficiou mais de 20 mil produtores rurais, tem cerca de 800 mil hectares de área trabalhada, aproximadamente 600 produtores rurais beneficiados com incentivos diretos, R$ 300 mil pagos na forma de subvenção, 400 agentes ambientais identificados e capacitados, 43 associações de produtores formadas, sendo que 21 já receberam equipamentos de plantio direto, entre outros benefícios.

A meta para 2003 é a implantação de mais 250 microbacias, abrangendo e beneficiando mais 18 mil produtores rurais.

V.C.