Agricultura: Encontro em Salvador avalia riscos da febre aftosa

nd

qui, 14/03/2002 - 20h55 | Do Portal do Governo

O Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, irá participar da 29ª Reunião da Comissão Sul-Americana de Combate à Febre Aftosa (Cosalfa), iniciada nesta quinta-feira, dia 14, em Salvador (BA).

A palestra do secretário será nesta sexta-feira, às 10 horas, e abordará o tema ‘Um novo modelo de desenvolvimento: Inocuidade e Saúde Animal’.

No mesmo encontro, o Ministro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, vai definir – com os representantes dos governos da Bolívia, Paraguaí, Uruguai e Argentina – um acordo para afastar a entrada da febre aftosa no Brasil através dessas fronteiras, o que poderá prejudicar as perspectivas de exportação de carne bovina neste ano.

No ano passado, a pecuária da Argentina e do Uruguai foi afetada por inúmeros focos de febre aftosa, o que acentuou a crise da economia desses países e atingiu o extremo sul do Brasil, prejudicando vários municípios gaúchos que só agora superaram o problema.

O encontro é organizado anualmente pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), uma instituição científica mantida pela OMS – Organização Mundial de Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde.