Agricultura: Encontro discute nova legislação para comercialização de banana no país

Doença da sigatoka negra também será tema entre bananicultores

qua, 06/07/2005 - 16h04 | Do Portal do Governo

Acontece nesta quinta-feira, dia 7, a partir das 13h30 em Registro, Encontro de Bananicultores, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O objetivo é apresentar e discutir a nova legislação para comercialização de banana em todo o país, além de exposição sobre manejo da lavoura e variedades tolerantes à doença da sigatoka negra, que vem atacando os bananais de várias regiões produtoras paulistas. Na abertura do encontro, a secretaria também fala sobre a performance da linha de financiamento de renovação dos bananais e contratação de novos pesquisadores para a região.

A Instrução Normativa do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento prevê a criação de zonas de mitigação de riscos, isto significa que com processos de redução de risco da sigatoka negra como lavagem dos frutos com solução de sulfato de alumínio e água clorada na pós-colheita, o bananicultor pode comercializar o fruto normalmente em todo o país. Também fica autorizado a comercialização de mudas in vitro ( de laboratório) produzidas no estado com foco da doença. Além deste painel, os técnicos da Secretaria também falarão de manejo e variedades tolerantes, e apresentação do quadro da doença no estado de São Paulo.

O fungo da sigatoka negra, doença originária das Ilhas Fiji ( no Pacífico), foi identificado em 1998 nos municípios amazonenses de Benjamin Constant e Tabatinga, de onde se espalhou para os outras regiões brasileiras. O fungo é levado pelo vento, chuva ou transporte da fruta, tem alta capacidade de disseminação, não contamina o fruto, portanto não é prejudicial à saúde humana. No entanto, a doença mata a planta rapidamente trazendo enormes prejuízos econômicos.

Serviço:
Encontro de Bananicultores
Dia 7 de julho, quinta-feira
Local: Clube K.K.K – Avenida Prefeito Jonas Banks Leite, 57 – Centro – Registro-SP
13:30h – 14h – Abertura

14h – 15h – Nova legislação de mitigação de risco para banana
Mário Sérgio Tomazela– diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal da CDA – Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Berenice Buso Spir – Eng. Agr. – Programa de Sigatoka Negra da CDA

15h – 16h – Manejo da cultura de banana com Sigatoka Negra e apresentação de variedades tolerantes à doença
Luiz Antônio de Campos Penteado – Diretor do Escritório Des. Rural de Registro

Wilson da Silva Moraes – Eng. Agr. da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

C.C.