Agricultura: Embrapa pecuária sudeste comemora seu 30º aniversário

Evento será realizado hoje, em São Carlos

sex, 26/08/2005 - 12h05 | Do Portal do Governo

Acontece nesta sexta-feira, dia 26, no município de São Carlos, a solenidade em comemoração ao 30º aniversário da Embrapa Pecuária Sudeste, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, órgão do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O evento, que reunirá pesquisadores e profissionais que marcaram as três décadas de atividade da unidade, contará com a participação de autoridades e lideranças do setor agropecuário, além do diretor-presidente da Embrapa, Sílvio Crestana e do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, representando o Governador Geraldo Alckmin.

De acordo com a Embrapa, durante a solenidade será apresentado um balanço das mudanças e inovações realizadas nestas três décadas de atuação da unidade. De um quadro de seis pesquisadores em 1975, a Embrapa Pecuária Sudeste possui hoje uma equipe multidisciplinar de 34 pesquisadores.

Para o chefe-geral da unidade, Nelson José Novaes, ao longo destes 30 anos, além do desenvolvimento e da tecnificação do estudo agropecuário, houve um amadurecimento dos profissionais que integram os centros de pesquisa. “Em 1975 trabalhávamos com apenas duas raças, canchim e charolês. Agora desenvolvemos pesquisas com nelore, aberdeen angus, simental e cruzamentos, além da raça holandesa em projetos de leite. Continuamos abertos para novos projetos e desafios, mas lembrando sempre que o enfoque da pesquisa é agora direcionado também para a redução de impactos ambientais e econômicos para os diferentes sistemas de produção, na direção de uma atividade sustentável, rentável e com prioridades sociais”, afirma.

Para o secretário Duarte Nogueira, a Embrapa Pecuária Sudeste tem acompanhado com muita competência e seriedade as demandas do setor produtivo e marca estas três décadas com importantes projetos para a pecuária paulista e nacional. “Em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolve hoje, dentro do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, o projeto de Viabilidade da Pecuária Leiteira, que envolve atualmente mais de 500 propriedades”, lembra o Secretário.

O projeto, implantado em 2000 nas regiões de Jales, Fernandópolis e Votuporanga mostrou que é mais do que viável, é altamente lucrativo. De acordo com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, há casos de produtores paulistas, pioneiros em todo país, que aumentaram a sua produção diária de leite C em mais de 200%.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura