Agricultura: Duarte Nogueira abre 3ª Feicana em Araçatuba

Secretário também recebe produtores para discutir a situação dos plantadores de grãos da região

seg, 07/03/2005 - 14h37 | Do Portal do Governo

Começa nesta terça-feira, dia 8, a 3ª Feira de Negócios da Agroindústria Sucroalcooleira (Feicana) e segue até a quinta-feira em Araçatuba, reunindo autoridades e principais lideranças do setor. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, representa o Governador Geraldo Alckmin na abertura oficial às 13 horas. Logo após a solenidade, secretário recebe representantes do setor produtivo para discutir a situação dos plantadores de grãos da região, principalmente soja e milho, que devem apresentar documento com as suas dificuldades financeiras e reivindicações em virtude da quebra da safra, queda dos preços e custos de produção altos.

A 3ª Feicana deve movimentar R$ 500 milhões em negócios com 140 expositores e público estimado de 17 mil visitantes. Para o secretário Duarte Nogueira, a força da Feicana vem dos crescentes números do setor na região oeste do Estado. Na safra 2003/2004, as 38 usinas associadas à União das Destilarias do Oeste Paulista (Udop) moeram 37 milhões de toneladas de cana, 18% superior ao total da safra anterior. “ Dados finais da Secretaria mostram que o aumento da produção no estado foi de 5,1% atingindo 239,53 milhões de toneladas de cana”, afirma Nogueira.

Após a abertura, produtores de grãos apresentam documento ao secretário com retrato e reivindicações do setor. Conforme números do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria, soja e milho ocupam o quarto e quinto lugar entre os produtos agrícolas da região com maior valor de produção, perdendo para cana, carne bovina e ovos. São mais de 20 mil hectares de soja e outros 33 mil de milho cultivados na safra passada.

Serviço:
3ª Feicana – período de 08 a 10 de março – Centro de Exposições Clibas de Almeida Prado – Araçatuba/SP – Abertura oficial – 8 de março, às 13 horas.

Da Secretaria estadual da Agricultura