Agricultura: ‘Dia de Campo’ terá como tema o cultivo de plantas aromáticas e medicinais sem agrotóxi

Evento será realizado no próximo dia 25 em Piracicaba

qua, 17/04/2002 - 9h36 | Do Portal do Governo

Como funciona o processo de cultivo das plantas aromáticas e medicinais sem o uso de agrotóxicos ou adubos químicos. Este é o tema do ‘Dia de Campo da Agricultura Orgânica’, que será realizado no dia 25 de abril, em Piracicaba.

Segundo o Departamento de Descentralização do Desenvolvimento do Instituto Agronômico (IAC), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), a comercialização de plantas aromáticas e medicinais orgânicas está diretamente ligada à produção de remédios.

A busca do consumidor por alimentos mais saudáveis tem elevado a procura pelos orgânicos e a tendência é que esse mercado cresça ainda mais neste ano.

Destinado a agricultores, estudante e técnicos, o evento vai dar destaque para a agricultura familiar. Esse Dia de Campo integra um projeto de pesquisas do CNPq, que trabalha esse tema.

Serão discutidos os fundamentos de plantas aromáticas e óleos essenciais, tecnologia de produção e extração dos princípios ativos das plantas medicinais, produção orgânica de plantas aromáticas e perspectivas para o pequeno produtor familiar.

Para finalizar haverá uma visita ao campo de produção de ervas aromáticas e medicinais do Pólo Centro Sul.

A Prefeitura de Piracicaba, que também participa desta iniciativa, cultiva plantas aromáticas e medicinais em todas as hortas do município. Na cidade também há uma rede de comércio, no qual os produtores vendem diretamente ao consumidor as hortaliças.

Também participam do evento, o Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Sul, ESALQ, Ministério da Agricultura, CNPq, FAPESP, PROPIRA, Tecnal e Piraí Sementes.

Dia: Quinta-feira, 25 de abril de 2002
Horário: das 12h30 às 17 horas
Local: Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Sul, Rodovia SP 127, km 30 – Piracicaba-SP.