Agricultura: Dia de Campo mostra vantagens do sistema de plantio direto na palha

Evento será realizado nesta quinta-feira, dia 1º, em Mogi Mirim

qui, 01/08/2002 - 9h11 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 1º, será realizado em Mogi Mirim o Dia de Campo sobre Sistema de Plantio Direto na Palha. O evento é uma realização conjunta da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Vários temas serão apresentados por técnicos do Instituto Agronômico e da Unicamp, entre eles: manejo de cobertura, mecanização do plantio e condução de lavouras, tecnologia para aplicação de defensivos agrícolas, uso racional de herbicidas, rotação de cultura no sistema de plantio direto.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (19) 3743-3715 / 3242-2600 ou por e-mail: su@cati.sp.gov.br

Sistema de Plantio Direto na Palha

O sistema de plantio direto na palha foi implantado em São Paulo na década de 70, mas os produtores enfrentavam problemas com plantadeiras e controle de ervas invasoras na adoção da tecnologia. Em 1997, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) lançou um projeto para viabilizar o sistema de plantio direto na palha, sendo criada, inclusive, uma linha de crédito especial para que os produtores pudessem adquirir máquinas e equipamentos adequados.

Em pouco mais de quatro anos, o sistema se desenvolveu em todo o território paulista, passando de 45 mil hectares, em 1997, para uma previsão de um milhão de hectares em 2002/2003. Além disso, foram criadas novas alternativas como a integração agricultura-pecuária para renovação de pastagens, a produção e distribuição de sementes de aveia preta, mucuna, nabo forrageiro, entre outras, indicadas para adubação verde e com boa quantidade de massa verde para produção de palha.

O Sistema de Plantio Direto proporciona a redução da perda de solo por erosão, aumenta a quantidade de matéria orgânica, melhora a temperatura do solo, diminui a necessidade de utilização de máquinas e equipamentos, aumenta a retenção de água a fertilidade do solo. Tudo isso possibilita menor risco de perdas com veranicos e estiagens, maior estabilidade de produção e preservação do solo e da água.

Data: Quinta-feira, dia 1º de agosto de 2002
Horário: a partir das 8 horas
Local: Sítio Piteiras – Rodovia dos Agricultores – km 4,5 – Mogi Mirim-SP