Agricultura: Descalvado centraliza discussões sobre a avicultura nacional

Secretário Duarte Nogueira participará do encontro nesta sexta-feira, dia 26

qui, 25/11/2004 - 14h51 | Do Portal do Governo

A região central do Estado de São Paulo, principal pólo produtor de carne de frango do Estado e que concentra produtores, indústrias, e fornecedores de insumos, quer se tornar referência quando o assunto é avicultura. Descalvado, segundo maior produtor paulista, atrás de São Carlos, e cidade do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, será sede do 8º Encontro Técnico da Avicultura Paulista, nesta sexta-feira, dia 26.

O encontro será aberto às 13h30 pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, e contará com a participação de todos os elos do agronegócio avícola: APA (Associação Paulista de Avicultura), UBA (União Brasileira de Avicultura), ABEF (Associação Brasileira dos Exportadores de Frango), produtores, indústria e autoridades sanitárias.

“A região quer resgatar a tradição que teve na produção de carne de frango e uma das formas de buscar essa valorização é realizarmos o encontro avícola aqui”, afirma o pesquisador responsável pelo Centro APTA Aves, Guilherme de Castro Machado.

A região foi responsável pela produção de 15% de toda a carne de frango paulista no ano passado, 157,6 milhões de quilos, de um total de 1.052 bilhões de quilos. São Carlos é o maior produtor, com 75,6 milhões de quilos, seguido por Descalvado, que produziu 55 milhões de quilos no ano passado, segundo o IEA (Instituto de Economia Agrícola), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Se considerarmos as regiões Central, Campinas e Ribeirão Preto, a produção corresponde a 62% da total.

E a produção de carne de frango em São Paulo, quarto colocado no ranking nacional dos produtores, vem aumentando. No ano passado, segundo o IEA, a carne de frango era o quinto mais importante produto, mas passou para a quarta colocação neste ano de 2004, segundo estimativa do IEA. A produção no Estado subiu 5,67%.

Durante a abertura, o secretário Duarte Nogueira deve enfatizar o papel da secretaria não somente na área de pesquisa, mas também com linha de crédito para o pequeno criador de aves de corte dentro do FEAP – Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, órgão da Secretaria. São R$ 3 milhões disponíveis para produtores com renda bruta anual de até R$ 185 mil, juros de 4% ao ano e até cinco anos para pagar. “São formas de incentivo à produção, oferecendo melhores condições aos pequenos”, afirma o secretário.

Neste dia, serão três palestras, seguidas de debates. O cenário para a avicultura mundial, potenciais mercados para a carne de frango brasileira, demanda e oferta do produto serão abordados pelo diretor do setor avícola do banco holandês Rabobank Internacional, Gordan Butland. Butland é o responsável por analisar possibilidades de investimento e de empréstimos do banco, considerado o maior financiador agrícola do mundo.

O professor da Universidade Politécnica de Madri, Gonzalo Mateos irá expor sobre as tendências nutricionais no mercado europeu na palestra “Passado, presente e futuro dos antibióticos na Europa”. Mateos é especialista em alimentação animal e na influência da nutrição na qualidade dos produtos, com experiência na indústria avícola de vários países europeus e Estados Unidos. As tendências adotadas acabam exigindo uma adaptação por parte dos países exportadores para atingir o mercado europeu. A União Européia é hoje o terceiro principal destino das exportações brasileiras de carne de frango, atrás da Ásia e Oriente Médio, segundo a ABEF.

O “Mercado futuro de grãos: como minimizar o risco de elevação de preços” será tema da palestra do Chefe de Departamento de Mercados Agrícola da Bolsa de Mercadorias & Futuros, Luiz Cláudio Caffagni.

Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola: é ligado ao Instituto Biológico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e está localizado em Descalvado, um dos municípios de maior produção avícola de São Paulo. O centro trabalha em parceria com a indústria avícola e recebe material para diagnóstico de várias regiões do Brasil.

O laboratório é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para emissão de laudos oficiais sobre doenças aviárias contempladas pelo Plano Nacional de Sanidade Avícola: salmoneloses e micoplasmoses aviárias. Além da prestação de serviço, há pesquisa básica e aplicada na área de sanidade avícola, segurança alimentar e produção avícola.

Serviço:,/b>
VIII Encontro Técnico da Avicultura Paulista
Data: 26 de novembro de 2004
Local: Centro Cultural “Fepasa” – Rua D. Pedro II – Descalvado – SP
Coordenação: Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola – Instituto Biológico – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Fones: (19) 3583-2436/3583-1577. As inscrições são gratuitas

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura
V.C.