Agricultura: Departamento de sementes e mudas da CATI divulga plano de produção

nd

qui, 21/03/2002 - 19h58 | Do Portal do Governo

O departamento de sementes e matrizes é uma das áreas de atuação da Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, que sempre teve grande destaque na comercialização de sementes de algodão.

Já teve o monopólio na produção, e com o fim da exclusividade, passou a investir em outras variedades. Hoje, dispõe de 20 diferentes tipos de sementes e 272 espécies de mudas de essências florestais nativas e exóticas, frutíferas silvestres e enxertadas de frutíferas comerciais. Neste ano serão disponibilizadas mais de 17 toneladas de sementes.

Para desenvolver esse trabalho, o departamento tem um orçamento anual de R $ 12 milhões. Na área sementes, a CATI conta com 15 núcleos, dos quais dois são fazendas e 11 unidades de produção, processamento e distribuição, além de duas unidades de processamento. A área de mudas possui seis núcleos, sendo cinco fazendas de produção.

O Laboratório Central de Sementes e Mudas, em Campinas, funciona como supervisor estadual nessa área, sendo referência para o Mercosul e o único do Brasil filiado a ISTA, organismo internacional de regulamentação de análise de sementes.

São ao todo 15 laboratórios distribuídos pelo Estado que atuam no controle da qualidade das sementes produzidas pela CATI, na supervisão das sementes produzidas e comercializadas pela iniciativa privada, na garantia da segurança alimentar da população e na prestação de serviços aos produtores rurais. Segundo o engenheiro agrônomo José Antonio Piedade, diretor do Departamento de Sementes Mudas e Matrizes, cerca de 25% dos proprietários agrícolas do Estado de São Paulo adquirem sementes da CATI. Das sementes produzidas, 35% são de milho variedade e 27% de trigo.

Centro de testes

A CATI mantém uma área de testes para fornecer sementes de qualidade, onde são realizados testes de introdução, adaptabilidade, qualidade e comportamento de espécies, cultivares e variedades.

Algumas das variedades pesquisadas e lançadas pelo DSMM e que estarão disponíveis este ano são os milhos variedade AL Bandeirante, CATI 34 e o Cativerde 01. O AL Bandeirante tem como vantagens maior precocidade, menor
porte, maior uniformidade de plantas, maior densidade de grãos, maior produtividade média e grande adaptabilidade climática.

Área de Mudas

A área de mudas tem por objetivo a instalação e manutenção de plantas matrizes, jardins clonais e bancos de germoplasma. São produzidas e comercializadas cerca de 272 espécies diferentes de mudas de frutíferas
comerciais de clima tropical e temperado, frutíferas silvestres, essências florestais nativas, plantas medicinais e aromáticas, café e mandioca.

É o único produtor no Brasil que trabalha com tantas espécies, chegando a uma produção anual de dois milhões de mudas. Segundo Celso Roberto Panzani, responsável pela área de mudas da CATI, esse setor tem como objetivo desenvolver e adaptar tecnologias, buscando sempre a produção de mudas com garantia de qualidade genética, fisiológica e sanitária. Os projetos em desenvolvimento pela área de mudas da CATI são fruticultura, arborização
urbana, recomposição florestal, reflorestamento ciliar e produção de mudas para os produtores integrantes do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas.

Mais informações:

Avenida Brasil, 2340 – Jardim Chapadão – Campinas – CEP 13073-001, telefone: (19) 3743-3700 ou pelo site na Internet: www.cati.sp.gov.br.