Agricultura: Defesa Agropecuária recebe missão européia

Objetivo da visita foi verificar a sanidade da produção de citrus para a importação

ter, 23/08/2005 - 20h28 | Do Portal do Governo

A missão formada por quatro representantes da União Européia iniciou nesta segunda feira (22) em Campinas, na sede da Coordenadoria de Defesa Agropecuárias (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a visita que fará ao Estado de São Paulo até o dia 26 de agosto, para auditar o serviço de defesa fitossanitária e conhecer as ações que são desenvolvidas para garantir a sanidade na produção de mudas de citrus, o sistema de controle e erradicação de doenças (cancro cítrico e mancha preta) visando a importação de citrus do Brasil.

Além da CDA a missão, que será acompanhada por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deverá visitar o laboratório do Instituto Biológico de São Paulo, packing house e regiões produtoras.

A UE é a maior importadora de suco concentrado brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Exportadores de Cítricos (Abecitrus), até o mês de julho, as exportações brasileira de suco concentrado e laranja chegaram a 793.542 toneladas. Deste total, 522.520 toneladas foram exportadas para a UE. No ano passado, o Brasil exportou 1.297.640 toneladas, sendo que 932.719 toneladas para a UE.

O estado de São Paulo concentra a maior parte da produção brasileira de laranja destinada à indústria do suco. Possui 28 mil propriedades com produção comercial e responde por 70% da produção nacional, com um volume que supera 400 milhões de caixas.

O setor emprega diretamente cerca de 400 mil pessoas, é atividade econômica essencial para 275 municípios paulistas e alguns do Triângulo Mineiro, gera divisas da ordem de US$ 1,5 bilhões por ano, responde pela metade do suco de laranja produzido no mundo e por 80% do suco concentrado que transita pelo mercado internacional.

Coordenadoria de Defesa Agropecuária
C.A.