Agricultura: Defesa Agropecuária intensifica fiscalização na região noroeste do Estado

Medida visa coibir o transporte de aves que contraíram doença infecciosa

qui, 16/10/2003 - 11h48 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, mobilizou, nesta quarta-feira, dia 15, 14 equipes de fiscalização volante, formada por 40 profissionais, entre médicos veterinários e auxiliares técnicos, para pontos estratégicos nas rodovias da região noroeste do estado. O objetivo é coibir o transporte de aves infectadas pela laringotraqueíte infecciosa da região de Bastos para outros estados ou regiões produtoras de aves. A doença foi diagnosticada na região e, desde então, medidas sanitárias estão sendo tomadas visando impedir sua disseminação.

As 180 propriedades na área denominada “bolsão”, formada pelos municípios de Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Inúbia Paulista, Lucélia, Osvaldo Cruz, Parapuã, Pracinha, Queiroz, Rinópolis, Sagres, Salmourão e Tupã, João Ramalho e Rancharia, foram interditadas e não podem movimentar as aves fora do bolsão. Todas as atividades estão sendo monitoradas pelo serviço oficial de defesa.

A laringotraqueíte infecciosa é uma doença respiratória contagiosa, causada por um vírus que ocorre principalmente em aves de postura e com menos freqüência em frangos de corte. Provoca queda de produção e mortalidade de aves adultas.

(LRK)