Agricultura de precisão possibilita maior agilidade no campo

Sistema de posicionamento global (GPS) é tema de curso do Instituto Agronômico

qua, 17/04/2002 - 17h55 | Do Portal do Governo

O curso sobre Uso do Sistema de Posicionamento Global (GPS), oferecido pelo Instituto Abronômico, vai demonstrar aos participantes a importância deste instrumento também na agricultura. Composto por rede de satélites que enviam sinais captados por aparelhos, permite ao usuário identificar, na terra, a posição do objeto em análise.

Dessa tecnologia, resultam várias utilidades como mapeamento de culturas, ponto de degradação ambiental e de estradas. É possível também a atualização de limites de propriedades, o levantamento de solo e uso da terra – principalmente em micro-bacias hidrográficas. O curso tem como objetivo apresentar a tecnologia, orientar e treinar produtores, técnicos, estudantes, pesquisadores e professores sobre o uso do sistema.

O GPS é bastante usado na agricultura de precisão, localizando o maquinário e, com isso, analisando os diferentes níveis de produção em diversos pontos da área agrícola, o que permite identificar problemas na atividade do campo e corrigi-los. O resultado final desse recurso é a otimização do manejo da área e da aplicação de insumos agrícolas.

Caracterizado pela praticidade, precisão das informações e rapidez, o GPS vem conquistando um número elevado de usuários. Este sistema é utilizado pelo Instituto Agronômico há dez anos em levantamento agroambiental, três anos antes da prática ser difundida no país.

O curso será realizado no dia 29 de abril, das 9 às 18h00, no Centro Experimental do Instituto Agronômico, na Av. Theodureto de Almeida Camargo, 1.500, em Campinas. As vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato pelo telefone (0xx19) 3231-5422, ramal 159.

Participam desse evento o Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Grãos e Fibras /IAC, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais/IAC e Departamento de Engenharia Rural da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP.