Agricultura: Convênio transfere tecnologia agropecuária a pequenos produtores

Participam a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Embrapa e seis municípios do Interior

sex, 23/08/2002 - 14h04 | Do Portal do Governo

Os municípios paulistas de Itapeva, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria e Serra Azul assinaram convênio, nesta semana, com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SAA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para viabilizar a cooperação entre os participantes de recursos técnicos, materiais, administrativos e implementar atividades para difusão e transferência de tecnologia agropecuária.

Visando o desenvolvimento do setor agropecuário dos municípios envolvidos estão previstos Planos Anuais de Ação que deverão ser elaborados pelo Comitê Técnico do convênio, a ser nomeado pelos órgãos participantes. Aos municípios caberá oferecer recursos humanos e financeiros que dêem suporte às atividades previstas nos Planos Anuais.

A EMBRAPA e a SAA, por meio de seus institutos, coordenadorias e agências, deverão colaborar na promoção dos eventos de difusão e transferência de tecnologia, fornecer material genético e realizar análises laboratoriais necessárias ao desenvolvimento dos projetos, bem como acompanhar e difundir projetos e ações.

Segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento, Lourival Carmo Monaco, a assinatura de convênios com este objetivo representa um desafio, no sentido de que a municipalização é o caminho para a solução de problemas no setor. ‘Precisamos transferir não só tecnologia, mas também infra-estrutura, conhecimento e educação para que os pequenos produtores tenham capacidade gerencial e comercial e, conseqüentemente, renda. A implementação de convênios como este pode tornar a tecnologia útil para a solução de problemas’, afirmou.

Da Assessoria de Imprensa da SAA