Agricultura: Convênio fortalece agroindústria na região de Mogi das Cruzes

Será assinado nesta terça-feira, dia 21, às 17 horas

ter, 21/12/2004 - 9h51 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, e o diretor-superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, assinam nesta terça-feira, dia 21, às 17h, em Mogi das Cruzes, a renovação do convênio para o desenvolvimento da terceira fase do SAI (Sistema Agroindustrial Integrado) na região.

O programa objetiva transformar o pequeno agricultor e pecuarista em empresário rural, melhorando as condições de vida no campo, aumentando a renda familiar e gerando empregos. Para isso, o produtor rural recebe assessoria gerencial, tecnológica e administrativa em todos os elos da cadeia produtiva, ou seja, desde a compra de insumos e o plantio até a comercialização do produto.

A assessoria é feita por técnicos terceirizados pelo Sebrae e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), ligada à secretaria. Na região de Mogi, o SAI atende a 12 municípios: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá, Itaquaquecetuba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

O valor total do convênio para o desenvolvimento desta terceira fase do SAI é de cerca de R$ 396 mil. De acordo com o Sebrae-SP, a expectativa para esta nova etapa do módulo Mogi das Cruzes é de, em 12 meses, ampliar o número de atendimentos e estimular o fortalecimento das cadeias de produção da região. A meta, segundo o Sebrae, é realizar cerca de 2.400 atendimentos a produtores e empresários rurais da região.

O SAI Mogi das Cruzes foi lançado em fevereiro de 2001 e, desde, então já alcançou resultados importantes, como a formação de 11 grupos e associações de produtores e a instalação de 02 agroindústrias: A Hortaliças Minimamente Processadas, em Biritiba Mirim e a Agroindústria Caqui, em Mogi das Cruzes.

Para o secretário Duarte Nogueira, o programa estimula a agregação de valores aos produtos, a geração de emprego e renda. “O Sebrae é nosso parceiro nesse trabalho de orientação principalmente ao agricultor familiar, oferecendo a ele um conjunto de informações importantes para o seu crescimento”, disse o secretário.

Renovação do Convênio SAI – Sistema Agroindustrial Integrado – Módulo Mogi das Cruzes
Data: Terça-feira, 21 de dezembro de 2004
Horário: 17 horas
Local: SESI – Rua Valmet, 161 – Brás Cubas – Mogi das Cruzes/SP

Da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento

(LRK)