Agricultura: Convênio estimula agroindústria na região de Barretos

Evento será realizado nesta segunda-feira, dia 13, às 17 horas

seg, 13/10/2003 - 11h37 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, e o diretor do Sebrae-São Paulo, Carlos Roberto Monteiro, assinam nesta segunda-feira, dia 13, às 17 horas, no Parque do Peão, em Barretos, a renovação do convênio para o desenvolvimento do SAI (Sistema Agroindustrial Integrado) na região. Também assina o convênio a Agência de Desenvolvimento Econômico de Bebedouro – Adebe, gestora do programa na região de Barretos.

O valor total do convênio é de cerca de R$ 300 mil. O objetivo do programa é transformar o pequeno agricultor e pecuarista em empresário rural, melhorando as condições de vida no campo, aumentando a renda familiar e gerando empregos. Para isso, o produtor rural recebe assessoria gerencial, tecnológica e administrativa em todos os elos da cadeia produtiva, ou seja, desde a compra de insumos e o plantio até a comercializado do produto.

A assessoria é feita por técnicos terceirizados pelo Sebrae e da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), ligada à secretaria. Na região de Barretos, o SAI envolve 18 municípios: Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Pitangueiras, Severínia, Taquaral, Terra Roxa,Viradouro.

Nos últimos dois anos, o programa alcançou resultados importantes. Foram instaladas três agroindústrias: Grupo Fundação Educacional Aroeira, em Jaborandi, Grupo Palmitos Rosolen, em Cajobi, de cultivo de palmito pupunha na região; Grupo Associação das Três Barras, em Barretos, de produção de alimentos. Além disso, foram formadas 10 associações, realizadas 89 palestras técnicas, 256 reuniões e atendidas 10.688 pessoas.

Em uma delas, a Associação dos Empresários Rurais das Três Barras, em Barretos, criada em 2001, as mulheres dos produtores fazem compotas de doces para comercialização.

Para o secretário Duarte Nogueira, programa estimula a agregação de valores aos produtos, a geração de emprego e renda. “O Sebrae é nosso parceiro nesse trabalho de orientação principalmente ao agricultor familiar, oferecendo a ele um conjunto de informações importantes para o seu crescimento”, disse o secretário.

A solenidade de assinatura deve reunir prefeitos, vereadores, produtores de toda a região. Após o evento, haverá uma “queima do alho”, com um cardápio à moda Barretão: arroz carreteiro, feijão tropeiro e churrasco.

Palestra

Às 19h30, o secretário da Agricultura profere palestra sobre o agronegócio paulista no auditório da Faculdade de Direito da Fundação Educacional de Barretos. Nogueira deverá falar sobre a participação de São Paulo nas exportações do agronegócio brasileiro, as estratégias para ampliar mercado e as ações da Secretaria de estímulo ao setor.

Serviço:

  • 17 horas: assinatura do convênio SAI, com Sebrae
    End.: Parque do Peão – Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 429. Na portaria, será indicado o local (há dois reservados, um coberto e outro aberto, dependendo do tempo)

  • 19h30: palestra na Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra).
    Local: auditório da Faculdade de Direito, na Fundação Educacional de Barretos.
    End.: Av. Prof. Roberto Frade Monte, 389.

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

    (AM)