Agricultura: Convênio beneficia produtores de 37 municípios da região metropolitana

Evento será nesta quinta-feira, dia 9, às 11 horas

qui, 09/06/2005 - 9h19 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, o Superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, e o presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), Fábio de Salles Meirelles, assinam nesta quinta-feira, dia 9, renovação de convênio para a implantação da 2ª fase do Programa SAI – Sistema Agroindustrial Integrado, Módulo Metropolitano. O evento, que contará com a participação de representantes do setor produtivo, além de sindicatos e prefeituras, será realizado a partir das 11 horas, na sede da FAESP, na Capital paulista.

O convênio de dois anos permite o desenvolvimento de atividades de assistência técnica, cursos, seminários e dias de campo para orientação de produtores rurais em municípios da região metropolitana, além da criação de novos canais para a comercialização dos produtos agropecuários, facilitando o acesso dos consumidores a produtos de qualidade com preços mais acessíveis. “Este módulo do Sistema Agroindustrial Integrado permite uma atuação plena nas duas pontas da cadeia produtiva, auxiliando o produtor a agregar valor ao seu produto e acima de tudo, negociar diretamente com o comércio varejista, garantindo maior lucratividade na venda de seus produtos e reduzindo os preços ao consumidor final”, afirma o Secretário Duarte Nogueira

Na região metropolitana, formada por 37 municípios (Arujá, Barueri, Bertioga, Caieiras, Carapicuíba, Cotia, Cubatão, Diadema, Embu Guaçu, Embu, Guarujá, Guarulhos, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mongaguá, Osasco, Peruíbe, Pirapora do Bom Jesus, Praia Grande, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, São Vicente, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista), os resultados dos dois primeiros anos de atuação já começam a aparecer. No período foram mais de 26.600 atendimentos além da criação de uma associações, de produtores rurais, cooperativas e da organização das cadeias produtivas existentes na região.

O valor total do convênio para o desenvolvimento desta segunda fase do SAI Metropolitano é de cerca de R$1.279 milhão 396 mil. De acordo com o Sebrae-SP, a expectativa para esta nova etapa do módulo é de, em 24 meses, ampliar o número de atendimentos e estimular o fortalecimento das cadeias de produção da região, auxiliando na produção e estimulando o comércio.

SAI – foi implementado no Estado em 1998, com o objetivo de transformar o pequeno produtor em empresário rural, por meio de assessoria técnica, gerencial, administrativa e comercial. Já está em atividade em 510 municípios e os parceiros pretendem levá-lo a todos as 645 cidades de São Paulo até o final deste ano. Desde o início do programa, já foram atendidos mais de 214 mil produtores, num trabalho conjunto entre os técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e o Sebrae-SP.

Serviço:

Data: Quinta-feira, dia 9 de junho de 2005
Horário: 11 horas
Local: FAESP – Federação da Agricultura do Estado de São Paulo
Endereço: Rua Barão de Itapetininga, 224 -Centro – São Paulo/SP

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.