Agricultura: Controle de praga dispensa agrotóxico

Fungo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Biológico protege arrozais contra praga que compromete até 10% da colheita

qua, 30/01/2002 - 13h49 | Do Portal do Governo


Fungo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Biológico protege arrozais contra ataque de praga que compromete até 10% da colheita

Um sistema natural de controle de praga em plantações de arroz foi desenvolvido no Instituto Biológico, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). Pesquisadores do Laboratório de Sanidade Animal e Vegetal do IB preparam fungos fitopatogênicos, obtidos do banco de inseticidas biológicos do Centro Experimental de Campinas, para que eles ataquem um inseto chamado gorgulho (oryzophagus) aquático, muito freqüente em arrozais.

O gorgulho fecunda a fêmea e o ovo, posto na bainha da folha submersa, produz a larva que ataca as raízes da planta e a destrói. O ataque de gorgulho provoca a doença conhecida como ‘bicheira da raiz’ e faz perder até 10% da produção.

O fungo (metarhizium) impede a ‘bicheira’ porque inibe a ação do gorgulho. A vantagem do sistema é dupla: evita a aplicação de agroquímicos e reduz os custos de produção. Um quilo do fungo custa cerca de R$ 13 e é suficiente para tratar um hectare. O produto químico equivalente custa R$ 150 para a mesma área. Colhe-se em São Paulo apenas 1,5% do arroz produzido no Brasil, mas a cultura é importante para a região do Vale do Paraíba, onde se planta arroz irrigado de alta qualidade.

O IB repassou a tecnologia de produção do fungo a laboratórios do setor privado, que atendem os produtores rurais. No IB, os pesquisadores Antonio Batista Filho, José Eduardo Almeida ou Luís Garrigos Leite dão orientação a interessados no controle natural pelo telefone (0xx19) 3252-2942.