Agricultura: Controle de parasitas é tema de curso em Nova Odessa

O evento, direcionado a pecuaristas e pequenos produtores, será realizado nos dias 4 e 5 de agosto

sex, 30/07/2004 - 10h29 | Do Portal do Governo

O Instituto de Zootecnia (IZ), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, abriu as inscrições para o seu 2º Curso sobre ‘Controle de Parasitos em Ruminantes’. O evento, direcionado a pecuaristas e pequenos produtores, será realizado nos dias 04 e 05 de agosto e irá apresentar os novos métodos de controle parasitário desenvolvidos pelo IZ, além dos prejuízos ocasionados por infecções parasitárias.

O curso será realizado em dois módulos distintos. O primeiro, voltado às ocorrências em bovinos, debaterá o controle de
carrapatos, tristeza, mosca-do-chifre, berne, bicheira, verminose e a cisticercose. O segundo apresentará temas como o controle da verminose em ovinos e caprinos, ciclo de vida e prejuízos causados pelos principais vermes, além do controle por meio de animal resistente. Ambos contarão com apresentações técnicas dos pesquisadores do IZ sobre manejo e controle além de visitas de campo e estudos de caso.

Segundo a pesquisadora Cecília José Veríssimo, coordenadora do curso, a expectativa para esta segunda edição do evento é a de mais de 200 participantes nos dois módulos. ‘A procura por informações relacionadas à identificação e ao tratamento de animais com a infecção parasitária é muito grande. A troca de informações e a instrução sobre o controle de parasitas pode poupar o produtor de prejuízos e ajudá-lo na manutenção de seu rebanho’, afirma.

Desafios

Para Cecília José Veríssimo, um dos grandes desafios no combate às infecções parasitárias é a resistência dos hospedeiros, ocasionada pelo uso excessivo de drogas antiparasitárias e vermífugos. ‘A utilização freqüente destas substâncias faz com que o parasita se torne tolerante aos compostos e, no caso de reaparecimento, o produtor se vê obrigado a utilizar uma quantidade maior da droga’, ressalta a pesquisadora lembrando sobre a necessidade de difusão dos métodos alternativos, como a inclusão de complexos vitamínicos na alimentação dos animais e o manejo adequado do rebanho.

Data: 4 de agosto Módulo I : Bovinos / 05 de agosto Módulo II: Ovinos E Caprinos Local: Sede do Instituto de Zootecnia
Endereço: Rua Heitor Penteado, 56 – Nova Odessa/SP
Não há limite de Vagas

A programação completa está disponível no www.iz.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.