Agricultura: Consumo de milho aumenta 3,9% em São Paulo

Crescimento reflete bons resultados nas exportações da avicultura de corte e da suinocultura

qui, 30/09/2004 - 14h43 | Do Portal do Governo

O consumo paulista de milho deve aumentar 3,9% em 2004, para 6,878 milhões de toneladas, de acordo com a nova estimativa de oferta e demanda realizada pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo o Instituto, a previsão, maior em relação ao levantamento anterior que previa um acréscimo de 1,6% na demanda, reflete o crescimento do consumo da avicultura de corte e da suinocultura, estimulado pelas exportações.

“Além do incremento das vendas externas de carnes, a queda nos preços do milho, na atual safra, melhora as relações de troca de todos os segmentos de consumo da cadeia produtiva do cereal’, afirma Alfredo Tsunechiro, pesquisador do IEA.

De acordo com o pesquisador, o consumo de milho pela avicultura de corte deve aumentar 5%, alcançando 2,532 milhões de toneladas. As pecuárias leiteira e de corte aumentaram o consumo em 4%, para respectivamente 296,8 mil toneladas e 169,8 mil toneladas, enquanto a suinocultura apresenta crescimento de 3%, para 751,8 mil toneladas.

Ainda segundo o estudo, o estoque final de milho no ano-safra 2003/04 deve aumentar 30,3%, para 438,2 mil toneladas, e a importação de milho por parte de São Paulo deve crescer 14%, para 2,462 milhões de toneladas. “Esses números estão superestimados porque parte do consumo de milho estaria sendo substituída por produtos alternativos de preços mais baixos (como o sorgo granífero), conforme opinião predominante na Câmara Setorial’, lembra Tsunechiro.

Os números da nova estimativa de oferta e demanda de milho realizada pelo IEA estão no www.iea.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.