Agricultura: Confira como foi custo de produção e rentabilidade de milho e soja na safra 2003/04

A produção de milho foi de 3,38 milhões de toneladas e de soja 1,82 milhão

qua, 21/07/2004 - 17h49 | Do Portal do Governo

A produção de milho na safra de verão 2003/04, no Estado de São Paulo, foi de 3,385 milhões de toneladas, o que corresponde a uma queda de 1,9% em relação à safra do ano precedente, segundo o quarto levantamento de previsão de safras, do IEA/CATI, realizado em abril de 2004.

A de soja, estimada em 1,828 milhão de toneladas, aumenta 11,6% em relação ao ano passado. Na cultura do milho a diminuição da produção se deve à redução da área plantada (3,4%), enquanto na soja a expansão da área (22,2%) compensou a queda da produtividade.

A cultura da soja no Estado de São Paulo, a exemplo das demais regiões produtoras do Brasil, sofreu na presente safra adversidade climática (estiagem) e ocorrência de doenças (principalmente a ferrugem asiática), que afetaram negativamente o desenvolvimento vegetativo, a produção e a qualidade de grãos.

O fato mais significativo foi o ataque generalizado da ferrugem asiática, cuja severidade resultou em danos na produção e no aumento dos custos de produção. Muitos produtores, por desinformação ou por imprevidência, não puderam ou não souberam proteger adequadamente suas lavouras e sofreram sérios prejuízos na produção. O clima (falta de chuvas) na maioria das regiões agrícolas do Estado também prejudicou a produtividade da cultura.

Os mercados internos de milho e soja na presente safra vinham apresentando evolução sazonal normal até maio. Desde então, os preços dos dois produtos vem sofrendo quedas sucessivas, com as notícias de bom desempenho das lavouras nos Estados Unidos, com previsão de aumentos de produção.

O preço médio de milho recebido pelos produtores paulistas na safra 2003/04, estimado em R$ 18,00 por saca de 60kg, corresponde a uma queda de 10% em relação ao da safra anterior. O preço médio da soja, estimado em R$ 45,00, é 25% maior que o da safra 2002/03. Ao contrário do milho, cuja safra é, na sua quase totalidade, vendida logo após a colheita, a soja tem parte da sua produção vendida antecipadamente, a preços combinados na época da contratação do financiamento (privado) do custeio da safra.

Esta foi a situação de rentabilidade das culturas da safra 2003/04, considerando-se os preços dos itens de custo em maio de 2004 e dos preços médios de milho e soja no período de colheita (fevereiro-maio). A tendência declinante dos preços desses grãos desde maio, numa conjuntura de juros elevados, diminui a lucratividade da parcela da produção estocada para venda futura.

Alfredo Tsunechiro do Instituto de Economia Agrícola
C.A.