Agricultura: Conferência sobre açúcar e álcool discute estratégicas de crescimento

Evento será nesta terça-feira, dia 19

seg, 18/10/2004 - 18h37 | Do Portal do Governo

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, participa, nesta terça-feira dia 19, da abertura da IV Conferência Internacional sobre Açúcar e Álcool, quando representa o Governador Geraldo Alckmin. O evento será realizado no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, a partir 8 horas.

O evento, organizado pela Datagro, uma das principais consultorias do setor sucroalcooleiro no Brasil, reunirá, durante todo o dia, lideranças e representantes de diversos segmentos ligados ao setor, além de instituições financeiras e tradings de 18 países. De acordo com o presidente da Datagro, Plínio Nastari, a Conferência deve reunir em torno de 400 pessoas. ‘O Ethanol Day é, sem dúvida, o grande encontro técnico e político do setor sucroalcooleiro’, afirma.

De acordo com a organização do evento, a Conferência de Álcool apresentará entre outros temas: o crescimento nas vendas de flex-fuels e multi-fuels; a exportação de álcool; a disputa na OMC; a expansão dos mercados de álcool no exterior e os contratos de álcool na Bolsa de Nova York.

Para o secretário Duarte Nogueira eventos desta magnitude permitem a ampliação do debate sobre o desenvolvimento do setor. ‘Os temas crescimento, abastecimento e exportação devem ser de conhecimento tanto do empresário quanto do produtor, pois ambos movem a cadeia produtiva e fazem do setor sucroalcooleiro uma das potências do agronegócio paulista e nacional’, ressalta o secretário.

A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola de São Paulo. Em 2003, o produto registrou rendimento de R$ 6,488 bilhões, 9,7% superior ao valor observado em 2002, de R$ 5,913 bilhões. De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, à estimativa para a safra paulista de cana-de-açúcar (2003/2004), que deverá encerrar-se em novembro, aponta para um aumento de 3,6% na produção, chegando a 236,6 milhões de toneladas, e de 2,3% na área, alcançando 3,389 milhões de hectares.

As estimativas da Datagro também são otimistas. Segundo a consultoria, em 2005, o Brasil deverá produzir 389 milhões de toneladas e, isso significaria algo em torno de 27 milhões de toneladas de açúcar e 15 bilhões de litros de álcool, a maior produção na história do País.

Para Duarte Nogueira, os números da balança comercial demonstram a força do agronegócio sucroalcooleiro no Brasil e justificam a necessidade de ampliação do debate sobre o desenvolvimento do setor. ‘No primeiro semestre deste ano, as exportações brasileiras de álcool alcançaram U$ 216,12 milhões. Deste valor, São Paulo contribuiu com U$ 139,97 milhões, ou seja, 64,8% do embarques brasileiros de álcool. Somos fortes e muito competitivos nos mercados internacionais mas, devemos pensar também sobre o suprimento do nosso mercado doméstico, bem como mecanismos de equilíbrio de oferta e demanda’, diz.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

M.J.