Agricultura: Começou hoje em Valinhos a 54ª Festa do Figo e 9ª Expogoiaba

Município é o maior produtor de figo do País, com cerca de 90% da produção nacional

sáb, 11/01/2003 - 19h01 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou neste sábado, dia 11, da abertura da 54ª Festa do Figo e 9ª Expogoiaba, em Valinhos. O município é o maior produtor de figo do País, com cerca de 90% da produção nacional. Além disso, produz 50% da produção brasileira de goiaba de mesa.

O evento, que termina no dia 26 de janeiro, deve receber 300 mil visitantes. Os negócios gerados, com venda de ingressos, frutas e outros produtos devem atingir 5 milhões de reais, o mesmo valor do ano passado.

Valinhos faz parte do Circuito das Frutas, que abrange mais 7 municípios da região: Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Vinhedo. O Circuito das Frutas foi implantado em outubro do ano passado pelo Governo do Estado.

‘Valinhos nos dá um grande exemplo de vida comunitária’, declarou o governador Geraldo Alckmin. Ele destacou que é o primeiro ano do Circuito das Frutas e que isso significa agroindústria, emprego e saúde. ‘A festa da comunidade é que valoriza sua história, cultura e valores’.

O secretário da Agricultura, Antônio Duarte Nogueira, afirmou que, para cada hectare plantado, a fruticultura cria diretamente de três a seis empregos e indiretamente mais três. ‘Isso ajuda São Paulo no seu desenvolvimento’.

O prefeito de Valinhos, Vitório Humberto Antoniazzi, disse que essa festa é uma tradição do município. ‘É importante para que o fruticultor coloque sua fruta no mercado e possa viver na sua lavoura.’