Agricultura: Começa amanhã festa do figo e da goiaba em Valinhos

Município é o maior produtor de figos de mesa do País

sex, 16/01/2004 - 18h32 | Do Portal do Governo

Valinhos realiza, a partir deste sábado, dia 17, as tradicionais Festa do Figo e Expogoiaba. A abertura, no Parque de Exposições Monsenhor Jardim, será às 17 horas e contará com a participação do secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado, Alberto José Macedo Filho, representando o Secretário Duarte Nogueira.

Na edição deste ano, as Festas contarão com cerca de 70 estandes no espaço comercial e industrial, 30 no espaço destinado a Expoagro (exposição e vendas de equipamentos e insumos agrícolas), 52 estandes de produtos artesanais, além de 80 expositores de frutas.

Município, a capital do figo roxo, é o maior produtor de figos de mesa do País. Valinhos, um dos oito integrantes do Circuito das Frutas, é responsável por 60% da produção nacional de figos de mesa e, para a safra 2003/2004, a prefeitura municipal estima a produção da fruta em cerca de 4 milhões de caixas com 2 kg.

Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em outubro de 2002, o Circuito das Frutas, composto pelos municípios de Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Valinhos e Vinhedo, tornou-se um polo de apoio às cadeias produtivas e de desenvolvimento do turismo na região.

Os oito municípios do Circuito estão numa área de 1.600 quilômetros quadrados, da qual 850 km2 são cultivados. A região dispõe de excelente malha viária e mantém eventos tradicionais, como as Festas da Uva, nos municípios de Jundiaí e Vinhedo. A 55ª Festa do Figo e a 10ª Expogoiaba irão até o dia 1 de fevereiro, com entrada franca de segunda a sexta-feira e ao preço de R$ 5,00 durante os finais de semana. De acordo com a Comissão Organizadora do evento, a expectativa de público é de 300 mil pessoas e o volume de vendas deve alcançar cerca de 40 toneladas de frutas.