Agricultura: CATI sedia seminário sobre Agentes Ambientais

Evento será realizado em Campinas

ter, 18/11/2003 - 10h21 | Do Portal do Governo

Trocar experiências e promover integração entre os agentes ambientais são alguns objetivos do Seminário Estadual de Ações Ambientais em Microbacias Hidrográficas, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro,no Centro de Treinamento da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Na oportunidade estarão presentes cerca de 200 agentes ambientais e 40 técnicos de diversas regiões paulistas.

Para chegar a esse seminário estadual foram realizados diversos
seminários regionais, que envolveram 30 escritórios regionais da CATI e mais de 500 agentes ambientais. Esses agentes são produtores rurais e foram identificados e treinados, durante todo o ano passado e este ano ara atuarem nos projetos de microbacias que estão em andamento.

O bjetivo foi integrar e motivar no sentido levar adiante a tarefa de reeducar em suas comunidades. Os formatos foram diferentes, mas a idéia foi a mesma: levantar problemas e buscar soluções para os problemascomuns.

Em praticamente todo o Estado de São Paulo os agentes ambientais estiveram discutindo uma questão fundamental, de sobrevivência: aeducação ambiental. E assim, diferentemente, com características
próprias como as regiões onde atuam, atingiram os objetivos de
integração e motivação previstos nas ações do Programa Estadual de
Microbacias Hidrográficas.

Esses agentes chegam agora ao Seminário Estadual para apresentar os
resultados dos debates regionais sobre diversos temas: diagnóstico,
planejamento e planos participativos; projeto aprendendo com a natureza;recuperação de áreas degradadas e controle da poluição; ação de grupos de educação ambiental, entre outros temas. Durante o evento acontece uma palestra sobre Cidadania e Meio Ambiente e Exposição de painéis dos trabalhos já realizados pelos agentes ambientais em suas comunidades.

Todos os temas apresentados serão debatidos em oficinas para que surja um trabalho estadual.

A função do agente ambiental, segundo Cláudio Baptistella, gerente
técnico do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, executado
pela CATI, é de ser “parceiro” do técnico executor, além de ajudar a refletir sobre as situações e, principalmente, auxiliar na promoção de ações integradas. Não adianta recuperar as matas ciliares, se não fizer terraceamento e plantio direto, enfim, utilizar técnicas que garantam a proteção do solo”.

Nesses últimos três anos de implantação do Programa Estadual de
Microbacias Hidrográficas, cerca de 800 profissionais foram capacitados, 20 mil alunos estão envolvidos no Projeto Aprendendo com a Natureza, 552 agentes ambientais foram capacitados. Foram empregados cerca de 2,6 milhões e 600 em subvenções e aprovados 377 planos de microbacia.

Segundo a engenheira agrônoma Escolástica Ramos de Freitas, coordenadora do Projeto Aprendendo com a Natureza e responsável pelo acompanhamento do subcomponente Educação Ambiental do programa, “as ações ainda estão sendo construídas, a educação é um processo contínuo, mas já se percebem resultados, mudanças de atitudes em diversas comunidades.”

Serviço: Seminário Estadual de Ações Ambientais em Microbacias Hidrográficas
Data: 18 às 14 horas
Local: CATI -avenida Brasil 2340 – Campinas – SP.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone:(19) 3743-3715 ou 3242-2600

V.C.