Agricultura: Cati realiza dia de campo sobre fossa séptica biodigestora

Será nesta quinta-feira, dia 6

qua, 05/05/2004 - 8h27 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, realiza nesta quinta-feira, dia 06 de maio, o Dia de Campo sobre Fossa Séptica Biodigestora. O objetivo é demonstrar aos agricultores a possibilidade de eliminar diversas doenças que ocorrem no meio rural e como manter o meio ambiente sem contaminações, que ocorrem, principalmente, através da água.

Segundo Luiz Carlos Esteves Pereira, diretor da CATI Regional de Mogi Mirim, o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA) demonstra que existem no Estado de São Paulo 277.124 propriedades. Dessas, 86% possuem área menor que 50 hectares, sendo comum o uso de fossas rudimentares, como fossas negras, descarga nos rios, entre outras. Isso causa a poluição das águas subterrâneas, rios e nascentes, além de transmitir doenças como hepatite, cólera, salmonelose, etc.

Para minimizar esses problemas foi idealizada a fossa séptica biodigestora, que além de ser de fácil instalação, custa muito pouco, possibilitando o aproveitamento do efluente como adubo orgânico e que mesmo jogado nos rios ou córregos, não contaminem o meio ambiente e não diminuam o nível de oxigênio da água.

Os coordenadores do evento estimam a presença de cerca de 500 pessoas, que deverá contar também com a presença de 40 monitores das microbacias espalhadas pelo Estado de São Paulo, além da presença dos secretários de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Agricultura e Abastecimento.

O Dia de Campo é uma realização da Casa da Agricultura e CATI Regional de Mogi Mirim, Embrapa Instrumentação Agropecuária de São Carlos e Prefeitura Municipal de Mogi Mirim e será realizada no Centro Comunitário Sítio dos Campos – Sítio Alvorada – Microbacia Córrego do Pombal – Mogi Mirim.

Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (19)
3806-4008 ou 3862-3473 ou 3804-1800.

Da Assessoria de Imprensa da CATI

C.C.