Agricultura: CATI realiza curso sobre análise de sementes florestais

Evento tem a participação de representantes de 10 estados

sex, 24/10/2003 - 10h01 | Do Portal do Governo

Suzete Rodrigues, da Assessoria de Imprensa da CATI


A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, está realizando até esta sexta-feira, dia 24, em Campinas, o Curso Avançado de Análise de Sementes Florestais. O objetivo é divulgar e discutir tecnologias e metodologias adequadas. O curso acontece no Laboratório Central, do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da CATI, que fica na Avenida Brasil, 2340, em Campinas.

O Laboratório Central de Sementes e Mudas da CATI funciona como supervisor estadual nessa área, sendo referência para o Mercosul e o único do Brasil filiado a ISTA, um organismo internacional de regulamentação de análise de sementes, com sede na Suíça. Conta com mais 15 laboratórios distribuídos em diversas regiões de São Paulo, desses, oito são credenciados, oficialmente, pelo Ministério da Agricultura. Os laboratórios da CATI atuam no controle da qualidade das sementes produzidas pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, na supervisão da qualidade sementes e mudas produzidas e comercializadas pela iniciativa privada, na garantia da segurança alimentar da população e na prestação de serviços aos produtores rurais.

Além disso, esse laboratório executa atividades de pesquisa e testa a metodologias de análises. Como tal, participa junto com laboratórios oficiais de outros dez estados na validação das metodologias propostas pela pesquisa. Todos esses estados enviaram representantes para participar do evento.

Durante a abertura do curso, no dia 22, foi anunciada pelo gerente de planejamento do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, José Luiz Fontes, a doação, por parte do Banco Mundial, de US$ 7 milhões para recuperação das matas ciliares do Estado de São Paulo. O projeto será desenvolvido em conjunto pelas Secretarias do Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento.

O Curso Avançado de Análise de Sementes Florestais é uma promoção conjunta da CATI, do Instituto Florestal e da Fundação Florestal. Conta com o apoio do programa Estadual de Microbacias Hidrográficas/CATI e do Projeto Rede Sementes Rio-São Paulo.

(LRK)