Agricultura: Cati promove I Encontro Estadual de Conselhos Muncipais

Encontro será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro

sáb, 10/12/2005 - 14h49 | Do Portal do Governo

Os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDR) são gestores do plano de desenvolvimento rural dos municípios e sua atuação é determinante para o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas – PEMH. Por isso, a Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica, órgão da Secretaria Estadual da Agricultura, promove nos próximos dias 13 e 14 de dezembro, o I Encontro Estadual desses conselhos. O encontro será realizado em Bauru, SP, e deve reunir quatrocentos representantes de municípios paulistas.

‘O objetivo do encontro é contribuir para o aprimoramento da atuação dos CMDRs através de propostas de diretrizes de atuação, que serão levantadas durante o evento. Vamos também discutir a importância deles na implementação do Programa de Microbacias’ – explica o coordenador do encontro e Gerente de Planejamento do Programa, José Luiz Fontes.

Criados há 10 anos, os CMDRs elaboram o plano plurianual do desenvolvimento rural do município, em parceria com os diversos setores inclusive produtores, estabelecendo as novas políticas em âmbito municipal. Quanto mais atuantes os conselhos, mais eficazes são as ações com melhor aplicação dos recursos. Fontes afirma que ‘para o Programa de Microbacias, os CMDRs são imprescindíveis, pois selecionam e priorizam as microbacias a serem atendidas’.

Segundo ele, ‘também atuam em parceria com os Escritórios de Desenvolvimento Regionais da Cati na implementação dos projetos bem como acompanham a aplicação dos recursos no município’. Outro papel importante dos CDMRs é sua atuação no campo incentivando a organização dos produtores e a adoção de práticas agrícolas conservacionistas.

O I Encontro Estadual será realizado das 9 às 17 horas, no Obeid Plaza Hotel, em Bauru, SP.

Sobre a Cati

A CATI é uma das coordenadorias da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e está presente em mais de 600 municípios paulistas. Todo o trabalho realizado pelo órgão visa atender ao produtor rural.

Seus principais objetivos são: adaptar, difundir e transferir tecnologia; capacitar profissionais, produtores e trabalhadores ligados ao setor rural; abastecer de forma supletiva de sementes e mudas; assegurar a conservação dos recursos naturais: entre outros. Esses serviços e produtos estão à disposição dos agricultores e pecuaristas nas Casas da Agricultura, onde técnicos orientam para a boa condução dos negócios agrícolas.

Segundo o coordenador da CATI, engenheiro agrônomo José Carlos Rossetti, a postura do órgão é a de proporcionar a integração entre o governo e a sociedade para busca de soluções para o setor, respeitando as características e necessidades de cada região. Desde sua criação, a CATI vem deixando a sua marca no desenvolvimento e modernização da agricultura paulista.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura
C.A.